Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Formandos em Informática participaram de cerimônia no Campus Calama

Publicado: Quinta, 28 de Dezembro de 2023, 05h41 | Última atualização em Quinta, 28 de Dezembro de 2023, 05h42 | Acessos: 455

Certificação Informática 9Os estudantes concluintes do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio receberam colação de grau no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama. A cerimônia foi realizada na noite de 23 de dezembro de 2023, e contou com a presença dos familiares e demais convidados dos 71 formandos do curso.

O Diretor de Pesquisa do IFRO, Marcos Barros Luiz, representou na ocasião o Reitor do IFRO, Moisés José Rosa Souza, e presidiu a cerimônia que contou com a presença também do Diretor-Geral do campus, Leonardo Pereira Leocádio, da Coordenadora do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Informática, Sabrina Maria Rodrigues Feliciano da Silva, e da Paraninfa da turma, Daniela Tissuya Silva Toda. Os concluintes também homenagearam os professores: Camila Carolina Salgueiro Serrão; Ivanilde Souza Quiroz; Laura Borges Nogueira; Ozemar Oliveira dos Santos; Ricardo Valim; Sabrina Maria Rodrigues Feliciano da Silva e Tiago Carvalho da Silva.

No auditório da cerimônia, os formandos acompanharam a execução dos hinos nacional e de Rondônia. Em seguida, o mestre de cerimônias lembrou a missão do Instituto Federal em desenvolver ensino, pesquisa e extensão de qualidade. Os Institutos Federais completam 15 anos de existência neste mês de dezembro, após terem sido criados pela lei nº 11.892, de 29 dezembro de 2008, quando o Ministério da Educação (MEC) instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Atualmente, são mais de um milhão e meio de estudantes matriculados e cerca de 84 mil servidores ativos, entre professores e técnicos administrativos.

O Reitor Substituto Marcos Barros Luiz declarou a abertura da cerimônia de certificação e em seguida a estudante Maria Vitória Silva Andrade foi convidada para proferir o juramento representando os formandos de sua turma. Com o braço direito erguido, os formandos juraram “que em meu exercício profissional serei fiel aos preceitos da honra e da ciência, promovendo o uso e o desenvolvimento das tecnologias em benefício do cidadão e da sociedade. Assim eu prometo”.

Em nome dos demais concluintes, a formanda Ana Beatriz Pimenta Coelho recebeu a certificação simbólica do Reitor Substituto Marcos Barros Luiz, que proferiu: “Confiro a certificação de Técnico em Informática, para que possam usufruir, de agora em diante, de todos os direitos e prerrogativas que a esta certificação asseguram as Leis da República. Em seguida, a Técnica em Informática Letícia Vitória Lima Firmino proferiu seu discurso em nome da turma. “Uma verdade é que nós não imaginávamos que essa despedida seria tão difícil e dolorosa. Um dia éramos apenas adolescentes perdidos que entraram no IFRO no meio de uma pandemia, que nem sabíamos se um dia isso ia acabar e poderíamos voltar para a sala de aula como sempre foi durante nossa vida inteira. Felizmente acabou e conseguimos voltar”.

“Na verdade mesmo a gente criou as lembranças mais importantes da nossa vida e nem se deu conta! Cada vôlei que a gente jogou na grama, cada fut na quadra, cada aula que a gente usou para conversar, cada discussão, tudo isso era um capítulo na nossa história que parece que durou uma vida ao mesmo tempo que passou tão rápido. É impossível resumir três anos de história em um discurso, só quem realmente viveu tudo que a gente viveu sabe o que significa esse sentimento de despedida. O que resume isso é o amor: o amor da amizade… que é o amor que não termina nunca. E eu acho que a gente se apaixona pelos nossos amigos. E tem pessoas na vida que a gente esbarra, e tem pessoas na vida que a gente encontra. Definitivamente vocês foram um encontro. Nem que eu usasse todas as palavras do mundo de cada língua existente jamais conseguirei expressar a grandeza dessa turma, a diferença que cada um faz e o que o IFRO nos proporcionou viver”. Finalizando, disse: “para vocês que hoje se consagram Técnicos em Informática, deixo como mensagem para que vivam, porque não é para sempre”.

Wata Negreiros Monteiro, já como Técnica em Informática, discursou aos presentes falando da satisfação em representar a turma e afirmando que celebram o início de uma nova jornada cheia de possibilidades. Lembrou que quando chegaram ao IFRO eram somente jovens cheios de sonhos e expectativas, mas que hoje saem com uma profissão: Técnicos em Informática. Lembrou que ao longo desse caminho, “enfrentamos desafios, superamos obstáculos e crescemos como indivíduos e como uma comunidade unida. Cada um de nós contribuiu para o espírito vibrante que define esse curso. Nossos professores foram mais do que educadores, foram mentores que nos guiaram e inspiraram. Cada aula, cada desafio, cada recuperação, foi uma oportunidade de aprender e crescer. Hoje, expressamos nossa sincera gratidão a todos os professores que dedicaram tempo e esforço para nos ajudar a alcançar nosso potencial máximo”, refletiu.

“Não podemos esquecer também de nossas famílias e amigos, que estiveram ao nosso lado, nos apoiando em todas as etapas de alegria ou nas dificuldades, suas palavras de encorajamento foram o alicerce que sustentou nossa jornada. O mundo está em constante evolução, e nós somos os arquitetos do futuro. A responsabilidade está em nossas mãos para inovar, criar e contribuir para um mundo melhor. Lembrem-se, cada um de nós é único, com habilidades e paixões distintas”, terminou conclamando a todos para mantenham a curiosidade viva na busca de conhecimento.

Paraninfa da turma, a Professora Daniela Tissuya Silva Toda cumprimentou os participantes da mesa, os organizadores do evento, familiares presentes e os formandos por concluírem o Curso Técnico em Informática. Disse que seu discurso seria como uma carta a cada um que identificou como “Hermiones”. Falou das dificuldades que todos enfrentaram, inclusive, com práticas laborais sendo ministradas “on-line e a internet falhando”. Posteriormente a adaptação presencial, os eventos, o projeto integrador e afirmou: “quando o comum é desacelerar, vocês nos surpreenderam e nos deram as turmas de terceiro ano mais energizadas que tivemos! Jogaram o JICS como se fossem as Olimpíadas. Fizeram do Arraial um grande empreendimento. Fizeram uma peça de teatro para a Semana de Educação para a Vida. Viajaram para Calama. Correram de boi, nadaram com arraias. Tomaram chuva. Juntaram mais de uma tonelada de materiais recicláveis para a gincana. Fizeram estágio. Participaram de projetos. Brigaram (eu acho, não tenho certeza). Fizeram as pazes (assim eu espero). Criaram memórias… e quebraram recordes! Vocês são inspiração! Não apenas para as turmas que vieram depois, mas também para nós que estamos conduzindo este processo de formação. Vocês não desanimaram. Não desistiram. Lutaram bravamente por este momento!”.

A docente, após lembrar toda a rotina enfrentada pelos alunos para estudar, comer, trabalhar, deslocar, disse ser muito grata por terem sido as turmas mais empolgadas que ela já teve. “Sentirei saudades das nossas manhãs, das cartinhas, das conversas, das confidências, das risadas… mas sei que é hora de vocês alçarem voos mais altos, irem a lugares mais distantes, conquistar outros objetivos. E eu sei que não faltará garra para isso. Então, o que posso desejar é que o mundo seja leve e gentil com vocês. Muitíssimo obrigada pela escolha como paraninfa, me sinto extremamente honrada e feliz”, destacou a docente desejando sucesso a todos.

O Diretor-Geral do Campus Calama, Leonardo Pereira Leocádio, saudou a todos os presentes, incluindo os alunos que concluíram o Técnico em Informática. Agradeceu a toda a equipe que se envolveu para a realização da cerimônia de certificação e pediu aplausos a todos que ali estavam participando da formação daqueles alunos. O Diretor disse que “felizmente temos conseguido proporcionar um ambiente adequado para fazer a educação pública acontecer em nossa unidade educacional”. Ele também destacou a importância do trabalho do funcionalismo público para o esforço de poder chegar a um patamar melhor no desenvolvimento das atividades.

Leonardo lembrou a importância que aquele momento refletia na vida de cada um e a necessidade de buscar sempre a felicidade. Ao encerrar, parabenizou a comunidade, “os professores, os técnicos, os funcionários terceirizados e, principalmente, os nossos alunos, protagonistas desta noite. Parabéns!”, concluiu.

Após a entrega dos certificados, o Reitor Substituto Marcos Barros Luiz encerrou a cerimônia cumprimentando familiares, autoridades, professores e servidores do IFRO. Agradeceu e parabenizou os 71 formandos em Informática por escolherem o IFRO como instituição para sua formação profissional, estendendo a homenagem aos familiares de todos. “Quando esmoreceram, quando o cansaço bateu, quando nada mais parecia fazer sentido e desistir era uma opção, vocês estavam lá com o apoio necessário para que hoje esses formandos chegassem até aqui”, destacou pedindo aplausos a todos. Lembrou que a partir de amanhã, as pessoas dependerão do trabalho deles e para que “atuem no mundo com humildade, respeito e atitude” e possam ser exemplos no futuro.

 Disse que essa gestão do IFRO vem estabelecendo um diálogo com a comunidade interna e externa, mostrando transparência nas ações e o empenho de uma equipe comprometida para o crescimento institucional, na oferta de uma educação pública, gratuita e de qualidade que transforma futuros e a vida. Destacou que a Reitoria trabalha em sintonia com o Campus Calama na disponibilização dos recursos para o desenvolvimento das ações de ensino, pesquisa e extensão. Lembrou aos formandos que os problemas podem ser vistos como desafios e oportunidades para uma trajetória repleta de êxitos e muitas realizações.

  • Certificação-Informática_1
  • Certificação-Informática_10
  • Certificação-Informática_11
  • Certificação-Informática_2
  • Certificação-Informática_3
  • Certificação-Informática_4
  • Certificação-Informática_5
  • Certificação-Informática_6
  • Certificação-Informática_7
  • Certificação-Informática_8
  • Certificação-Informática_9

 

Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.