IFCast Calama: a conexão transformadora entre a comunidade acadêmica e a comunidade

Publicado: Quarta, 27 de Dezembro de 2023, 16h42 | Última atualização em Quarta, 27 de Dezembro de 2023, 20h10 | Acessos: 343

Calama IFCAST5No contexto educacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, o podcast surgiu como uma ferramenta para fortalecer os vínculos entre a instituição e a sociedade. O “IFCast Calama: informar para transformar” representa uma iniciativa pioneira, marcando uma nova forma de comunicação do campus.

Lançado nas redes sociais, o IFCast vem se destacando como um canal essencial para manter a comunidade acadêmica e a sociedade informadas sobre as atividades realizadas pelos estudantes e servidores da instituição. O projeto, originalmente planejado para 16 episódios, surpreendeu ao produzir 33 edições, sendo 4 ainda inéditos, abordando temas diversos e pertinentes. Mais do que um veículo informativo, o projeto de extensão proporcionou um espaço para diversas vozes dentro da comunidade do IFRO. Gestores, professores, técnicos, egressos e estudantes foram entrevistados, compartilhando suas experiências e perspectivas, destacando a diversidade de talentos e conquistas no IFRO Campus Porto Velho Calama.

Aluna do campus e apresentadora do podcast, Claudia dos Santos Beleza comenta: “foi, sem dúvida, uma das experiências mais enriquecedoras que tive como aluna do IFRO. Conheci pessoas com histórias fascinantes e pude compreender um pouco mais sobre a instituição e o que cada departamento oferece para nós”. Os objetivos gerais e específicos do IFCast Calama foram atingidos, promovendo uma integração mais profunda entre a sociedade e a instituição.

Annalys Costa Barbosa compartilha como apresentar o IFCast foi mais do que um desafio pessoal, “foi uma experiência positiva e uma oportunidade para novos aprendizados”. Igualmente Julia Barroso do Nascimento relata como o IFCast a auxiliou a se tornar mais comunicativa e a explorar novas oportunidades: “foi uma forma de me tornar mais comunicativa, conhecer pessoas e oportunidades novas, e me fez perceber que posso sempre estar tentando algo novo”.

Para a Professora de Administração e Coordenadora do projeto, Ivanilde Quiroz, o IFCast contribuiu com a promoção da educação transformadora. “Foi uma experiência desafiadora e, ao mesmo tempo, gratificante. Observar os alunos desenvolvendo suas habilidades, criatividade e trabalho em equipe é enriquecedor”. E Maria Odaise Silva dos Santos, Professora de Química e Coordenadora do projeto, expressa seu agradecimento à equipe do IFCast e destaca a relevância do podcast para a instituição. “Ele veio para levar informação relevante diretamente da nossa comunidade acadêmica para a sociedade, mantendo todos informados sobre as atividades que a instituição desenvolve”.

“O IFCast Calama transcende a função de mero canal de comunicação; é uma plataforma que conecta nossa comunidade acadêmica com a sociedade. Acredito que a comunicação é uma ferramenta poderosa para transformar a realidade, e esse projeto se tornou um veículo valioso para alcançar esse objetivo”, destaca Vitor Viana, Coordenador de Comunicação e Eventos do IFRO Campus Porto Velho Calama. Além disso, o IFCast Calama marcou presença na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Campus Calama, em outubro, realizando uma maratona de vídeos ao entrevistar e dar destaque aos projetos de pesquisa do campus. O IFCast Calama, com suas quase 30 edições e vozes diversas, não apenas informa, mas estabelece uma ponte sólida entre a instituição e a comunidade, promovendo transparência, inovação e, acima de tudo, uma educação transformadora.

O projeto IFCast Calama é composto pelas docentes Maria Odaise Silva dos Santos e Ivanilde Quiroz; os discentes Claudia dos Santos Beleza, Annalys Costa Barbosa, Julia Barroso do Nascimento, Thiago Tomé e Paulo Gabriel Vieira Alves; e pelo Coordenador de Comunicação e Eventos, Vitor Viana. Para acompanhar a primeira e a segunda temporadas, acesse aqui. E para conhecer a Maratona IFCast Calama na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, clique aqui

• Calama-IFCAST1
  • Calama-IFCAST2