Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Concluintes de Eletrotécnica participam de cerimônia de habilitação no Campus Calama

Publicado: Terça, 26 de Dezembro de 2023, 17h09 | Última atualização em Quarta, 27 de Dezembro de 2023, 20h04 | Acessos: 416

Juramento eletrotécnicaFoi uma noite festiva: 51 formandos do Curso Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio, dos turnos matutino e vespertino, participaram da  cerimônia de certificação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama. A solenidade ocorreu em 21 de dezembro de 2023.

A Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Xênia de Castro Barbosa, presidiu a cerimônia representando o Reitor Moisés José Rosa Souza. E a mesa diretiva também contou com a presença do Diretor-Geral do campus, Leonardo Pereira Leocádio; do Coordenador do Curso Técnico em Eletrotécnica e Paraninfo da turma, Ricardo Bussons da Silva.

Foram anunciados os patronos da turma os professores Vitor Akira Uesugui Costa e Raian Sander Freitas da Silva. E foram homenageados: Alessandro de Almeida; Douglas Fortini Bianchi; Emanuelly Teixeira Pereira (in memorian); Josieudo Pereira Gaião; Uilian Nogueira Lima e Vitor Queiroz Cavalcante de Oliveira. A cerimônia contou ainda com a presença dos Tradutores de Libras: Náthali Fernanda Machado; Guilherme Bastos Borges; Regia Passos Monteiro; Isle Trajano de Oliveira; Vanessa Marcelly Barros Trindade; Ana Flavia Santos de Lima; e a Intérprete Sebastiana Ferreira Silva Gonzaga, que recebeu agradecimentos por ter acompanhado durante os três anos do ensino médio os estudos do formando Saulo Henrique Bispo Ferreira, que é surdo.

Os concluintes foram recebidos no salão da cerimônia, onde acompanharam a execução dos Hinos Nacional e Céus de Rondônia. Em seguida, o mestre de cerimônias lembrou a missão do Instituto Federal em desenvolver ensino, pesquisa e extensão de qualidade. Os Institutos Federais completam 15 anos de existência neste mês de dezembro, por terem sido criados pela Lei nº 11.892, de 29 dezembro de 2008, quando o Ministério da Educação (MEC) instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Atualmente, são mais de um milhão e meio de estudantes matriculados e cerca de 84 mil servidores ativos, entre professores e técnicos administrativos.

A Reitora Substituta Xênia de Castro Barbosa declarou instalada a cerimônia de colação de grau e em seguida o aluno Júlio César de Lima Souza foi convidado para proferir o juramento representando os formandos de sua turma. Com o braço erguido, os formandos juraram “exercer a profissão com responsabilidade e dedicação, seguindo fielmente os princípios da ética, da honestidade e da humildade, estimulando o conhecimento científico e buscando sempre novas tecnologias, em benefício de uma sociedade mais consciente e justa”.

O formando Carlos Henrique Azevedo Guimarães recebeu a certificação simbólica da Reitora Substituta, em nome dos demais concluintes. “Confiro a certificação de Técnico em Eletrotécnica, para que possam usufruir, de agora em diante, de todos os direitos e prerrogativas que a esta certificação asseguram as leis da República”.

Na sequência, a Técnica em Eletrotécnica Amanda Monteiro Cerezini de Souza proferiu seu discurso em nome da turma. Ela cumprimentou professores, amigos, familiares e os estudantes com os quais conviveu ao longo desses três anos. Agradeceu ao orientador, Professor Ricardo, que a auxiliou em projetos, despertando o interesse pela área. Agradeceu aos pais pelo apoio e à amiga Ana Júlia e aos demais amigos que fizeram parte de sua jornada no IFRO. Lembrou a teoria do caos para destacar os impactos alcançados durante o processo de aprendizado, sem deixar de mencionar o período de enfrentamento à covid, as aulas on-line e a preocupação com familiares e amigos.

“Foram três anos de enfrentamento: cálculos gigantes, madrugadas estudando para provas, enlouquecendo com atividades, trabalhos e seminários, mas chegamos até aqui [...] e meus colegas se tornaram minha segunda família, com brigas, carinhos, fofocas, reconciliações e piadas internas, como toda família tem. Os professores foram nossos guias nesse caminho. Agradeço a cada professor que nos lecionou durante nosso tempo no IFRO, especialmente àqueles presentes hoje, em nome do 3° ano de Eletrotécnica vespertino. Agradecemos pelas risadas, carinho, dedicação e paciência”, destacou. Amanda conclamou a todos com a frase latina a aproveitarem o que o mundo tem de melhor: aproveitem o dia: “carpe diem”.

Já certificada, a nova Técnica em Eletrotécnica, Sandra Nina Machado, também cumprimentou a todos os presentes, destacando o encerramento de um ciclo de doze anos de estudos, três dos quais foram dedicados ao IFRO. Também lembrou a pandemia e o retorno às aulas presenciais com disciplinas completamente novas e desafiadoras. “É hora de colocarmos em prática os ensinamentos que nos foram transmitidos. Não foi nada fácil chegarmos ao dia de hoje, demandou noites sem dormir, dores de cabeça resolvendo exercícios de máquinas elétricas, lágrimas pós-provas, mas, sem dúvida, diversos momentos e experiências únicas que serão contadas aos nossos filhos, sobrinhos e até mesmo netos, com um sorriso no rosto, pois foi aqui que lutamos dia após dia para tornarmos quem somos hoje, onde criamos laços fortes de amizade e tivemos acesso às melhores práticas profissionais e integradoras”, destacou.

“Sem dúvidas, o IFRO nos marcou, seja com momentos desafiadores, seja com momentos inspiradores, e é assim que a nossa querida Emanuelly Teixeira será eternamente lembrada em nossas memórias, uma menina alegre, sorridente, estudiosa e brilhante. Tivemos o prazer de tê-la em nossa turma, mas infelizmente não pode concluir esse ciclo conosco, mas em cada momento desse ano, sua imagem fez morada no coração de cada um que a conheceu. Você foi uma peça fundamental do nosso terceirão, Manuzinha, sua ida nos faz muita falta, mas tenho certeza que está orgulhosa de termos chegado até aqui. Muitas vezes não compreendemos os planos de Deus, e pessoas amadas são retiradas de nós, mas as lembranças boas são abundantes e um pouco dolorosas. Desejamos que de onde esteja, possa receber o nosso eterno amor e admiração”, discursou Sandra.

Ela ainda teceu ainda agradecimentos a todos os professores e funcionários pelos ensinamentos dentro e fora de sala de aula, por terem tornado a experiência no IFRO tão marcante, por sempre orientar e ter paciência ao explicar o mesmo conteúdo diversas vezes. “Queria agradecer aos pais e familiares por terem sido pilares para nossa educação como cidadãos e nos apoiarem como profissionais, acompanhando cada passo de nossa jornada”, definiu.

O Professor Ricardo Bussons cumprimentou a todos e agradeceu aos formandos por tê-lo escolhido como paraninfo. Lembrou momentos pitorescos junto aos alunos durante os últimos três anos e disse que “a Eletrotécnica é uma área complexa e dinâmica, afirmando que cada um deles demonstrou as características necessárias para enfrentar os desafios dessa área, superar obstáculos e assimilar conhecimentos exigidos para uma atuação ética e responsável como profissional”.

Também destacou a importância do trabalho em equipe, lembrando que a área exige colaboração e cooperação. “Vocês aprenderam a valorizar as diferentes habilidades que cada um trouxe para a turma, formando um grupo coeso e preparado para os desafios do mercado de trabalho”. O docente destacou a necessidade de serem resilientes e evitarem a procrastinação: “assim poderão sempre entregar o seu melhor, sejam destaque sem precisar rebaixar os outros e ao iniciarem algo vistam a camisa”, disse, afirmando que perceberão que a vida não deixará de lhes abrir portas. “A busca pelo conhecimento deve ser uma jornada contínua”, finalizou.

O Diretor-Geral do Campus Calama, Leonardo Pereira Leocádio, saudou a todos os presentes em nome dos componentes da mesa, bem como os servidores, familiares – pais, mães, irmãos, parentes e demais convidados, como também aos alunos que concluíram o Técnico em Eletrotécnica. Agradeceu a toda a equipe que se envolveu para a realização da cerimônia de certificação e pediu aplausos a todos que ali estavam participando da formação daqueles alunos.

“Felizmente temos conseguido proporcionar um ambiente adequado para fazer a educação pública acontecer em nossa unidade educacional”, ressaltou. Ele destacou a importância do trabalho do funcionalismo público para o esforço de poder chegar a um patamar melhor no desenvolvimento das atividades. Leonardo também lembrou a importância que aquele momento refletia na vida de cada um e a necessidade de buscarmos sempre a felicidade.

Ao encerrar, o Diretor parabenizou a comunidade, “os professores, os técnicos, os funcionários terceirizados e, principalmente, os nossos alunos, protagonistas desta noite. Parabéns!”, concluiu. Após a entrega simbólica dos certificados aos novos profissionais, Xênia Barbosa encerrou a cerimônia cumprimentando familiares, autoridades, professores e servidores do IFRO. Agradeceu e parabenizou os formandos por escolherem o IFRO como instituição para sua formação profissional, estendendo a homenagem aos familiares de todos.

“Quando esmoreceram, quando o cansaço bateu, quando nada mais parecia fazer sentido e desistir era uma opção, vocês estavam lá com o apoio necessário para que hoje esses formandos chegassem até aqui”, destacou pedindo aplausos a todos. Lembrou que a partir de amanhã, as pessoas dependerão do trabalho deles e para que “atuem no mundo com humildade, respeito e atitude” e possam ser exemplos no futuro. Disse que essa gestão do IFRO vem estabelecendo um diálogo sincero para com a comunidade interna e externa, mostrando transparência nas ações e o empenho de uma equipe comprometida para o crescimento institucional, na oferta de uma educação pública, gratuita e de qualidade que transforma futuros e a vida.

A Reitora Substituta mostrou que a Reitoria trabalha em sintonia com o Campus Calama na disponibilização dos recursos para o desenvolvimento das ações de ensino, pesquisa e extensão. E lembrou aos formandos que os problemas podem ser vistos como desafios e oportunidades para uma trajetória repleta de êxitos e realizações.

  • Juramento_eletrotécnica
  • cerimonia_certificação
  • cerimônia_Eletrotécnica_1
  • eletro1
  • eletro2
  • eletro3
  • eletro4
  • eletro6
  • eletro7
  • eletro8
  • eletro9
Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.