Atleta paralímpico do Campus Calama é recordista nas Paralimpíadas Escolares de 2023

Publicado: Quarta, 20 de Dezembro de 2023, 14h31 | Última atualização em Quarta, 20 de Dezembro de 2023, 14h57 | Acessos: 273

Yan no pódio com outros atletas 1

Jovem conquistou dez medalhas de ouro e duas de prata durante o ano

O atleta paralímpico em natação, Yann da Silva Aguiar, 15 anos, aluno do 1º ano matutino do Curso de Informática do Campus Porto Velho Calama, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), foi o vencedor da etapa nacional das Paralimpíadas Escolares de 2023, alcançando o recorde nacional com duas medalhas de ouro nas modalidades de 400 metros em nado livre e cem metros em nado de costas. Nessa etapa, ele também alcançou duas medalhas de prata nas provas de 100 metros e 50 metros livre.

A competição nacional das Paralimpíadas Escolares de 2023 foi realizada em São Paulo, no período de 27 de novembro a 02 de dezembro, mas o desempenho de Yann Silva, que participa da modalidade juvenil, soma-se às vitórias alcançadas na fase estadual, com cinco medalhas de ouro em cinco provas (400 metros livre; 100 metros livre e 100 metros costas; 100 metros borboleta e 50 metros livre); com outras três medalhas de ouro conquistadas nas provas da etapa regional (100 metros e 400 metros livre, e outra de 100 metros costas), realizadas em Brasília no mês de agosto.

Ao todo, são doze medalhas, dez de ouro e duas de prata que marcam o desempenho de Yann Silva neste ano de 2023 que, segundo ele, “foi um ano incrível dentro da minha carreira de atleta paralímpico. Consegui marcas e títulos incríveis como ser campeão estadual, norte regional e recordista brasileiro de 2023. É uma emoção incrível e indescritível de poder ver que todo o meu esforço e dedicação não foram à toa”.

O atleta destaca ainda a satisfação em poder conhecer grandes ídolos dos esportes no evento em São Paulo. “Um dos atletas que mais amei conhecer foi a Camila Rodrigues, uma atleta da Seleção Brasileira e do Clube do Vasco. Ela tem uma história extraordinária dentro do esporte paralímpico e é bicampeã dos Jogos das Américas”, informa.

Yann explica que foi chamado por olheiros da seleção brasileira para o Camping Escolar. O Camping Escolar Paralímpico é realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e tem como objetivo proporcionar a jovens atletas, com idade entre 12 e 17 anos, selecionados a partir das Paralimpíadas Escolares, o primeiro contato com a rotina de um atleta de alto rendimento. Acontece duas vezes ao ano, geralmente, nos meses de janeiro e julho. Durante o projeto, além das experiências em cada modalidade, os jovens atletas são submetidos a avaliações físicas, têm acompanhamento multidisciplinar e assistem a palestras relacionadas à rotina de alto rendimento.

Os atletas que participam do Camping, além de cumprirem todas as atividades propostas pelos técnicos do CPB e das Confederações, têm a responsabilidade de disputar competições regionais ou nacionais de suas modalidades ao longo do ano. “Com essa chamada, viram grandes oportunidades e chances dentro do meu sonho. 2023 foi uma emoção incrível, como entrar no Instituto Federal e conseguir essas marcas”, reflete o atleta. Para poder seguir nas disputas, o atleta teve que contar com o apoio de sua família para custear seu deslocamento. “Corri atrás com minha família para realizar esse sonho”, define.

• As_medalhas_do_campeão
  • Lances_da_competição_1