Projeto AstroIFRO do Campus Calama recebe alunos da Escola Marechal Rondon para uma imersão em astronomia

Publicado: Quinta, 23 de Novembro de 2023, 15h44 | Última atualização em Quinta, 23 de Novembro de 2023, 15h44 | Acessos: 275

Campus Calama AstroIFRO 3

Na última terça-feira, 21 de novembro, o projeto AstroIFRO abriu suas portas para receber os alunos da Escola Estadual Marechal Rondon, de Buritis/RO, proporcionando uma rica experiência em astronomia. A visita, que teve como objetivo estimular o interesse pela ciência e tecnologia, começou com um tour pelo Campus Porto Velho Calama.

Durante o tour, os estudantes tiveram a oportunidade de explorar as diversas graduações oferecidas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Além disso, puderam conhecer os grupos de pesquisa ativos, laboratórios do curso de Engenharia Química, Grupo de Mecatrônica, Engenharia e Controle de Automação, assim como o GPMecatrônica.

Essa imersão proporcionou aos visitantes uma visão abrangente das possibilidades acadêmicas disponíveis, abrindo caminhos para futuras escolhas profissionais. A interação com alunos e professores de diferentes cursos foi enriquecedora, permitindo aos visitantes entender mais sobre a vida acadêmica no IFRO e os projetos de pesquisa em andamento na unidade.

A troca de experiências proporcionou uma visão prática e inspiradora das carreiras em ciência e tecnologia. O ponto alto da visita foi a passagem pelo laboratório de Física, onde os alunos mergulharam no fascinante mundo da astronomia. Atividades como a exposição de banners, utilização de materiais didáticos, participação em uma oficina de telescópios e a realização de experimentos físicos proporcionaram aos alunos uma compreensão mais profunda dos conceitos astronômicos.

Essas atividades práticas foram desenhadas para estimular o interesse pela ciência de forma dinâmica e envolvente. Para os alunos da Escola Marechal Rondon, a visita ao AstroIFRO representou uma experiência imersiva que uniu aprendizado teórico com prática. O contato com o ambiente acadêmico, aliado às atividades realizadas, abriu novos horizontes e incentivou os estudantes a considerar carreiras nas áreas de ciência e tecnologia.

• Campus_Calama_-_AstroIFRO_1
  • Campus_Calama_-_AstroIFRO_2