Estudante de Edificações representa Rondônia na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas

Publicado: Quarta, 22 de Novembro de 2023, 18h00 | Última atualização em Quarta, 22 de Novembro de 2023, 18h01 | Acessos: 273

Giovanna 1

Giovanna Isabelle Borges Vrena, 16 anos, aluna do 1º ano do Ensino Médio em Edificações, do Campus Porto Velho Calama, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) está representando o Estado de Rondônia na fase final da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP).

A (OBFEP) é um projeto apoiado pelo CNPq, e é um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável por sua execução. Desde 2012, o programa é desenvolvido em nível nacional, destinado a estudantes do Ensino Médio e do 9º ano do Ensino Fundamental. A competição, que é feita em duas fases, premia estudantes, escolas e professores, podendo os melhores classificados receber bolsas de Iniciação Científica. Neste ano, a segunda fase da competição foi aplicada no dia 18 de novembro, com uma prova que teve a duração de quatro horas e trinta minutos.

De acordo com o professor de Física, Erick Antônio Souza de Castro, responsável pela realização da OBFEP em Rondônia, houve uma prova teórica e uma experimental, na qual a aluna recebeu um kit da parte de ótica para fazer medições e análises sobre o índice de refração. Esse experimento fez uma análise numérica experimental qualitativa e quantitativa.

A aluna Giovanna concorre com o resultado dessa etapa, com os demais candidatos de outros estados, sendo que o resultado final será divulgado, possivelmente, no mês de fevereiro de 2024, conforme prevê o site da OBFEP.

Giovanna diz que quis participar para ver se seria bem-sucedida. Baseou-se nos conteúdos que o professor passou. Foi classificada para a segunda fase e agora ela segue na expectativa, aguardando o resultado para o quê espera ter atingido um desempenho satisfatório. A estudante diz que se dá melhor com as disciplinas das áreas exatas. Gosta de algumas matérias, mas sentiu maior interesse em relação à Física. Ao terminar o Ensino Médio, está pensando em estudar Física e Matemática na faculdade. Depois, pensa em fazer Engenharia, Arquitetura ou Design de Moda. O professor Erick diz que a participação é muito importante tanto para os alunos, quanto para a instituição. “É uma semente plantada de uma pessoa que pode amadurecer para o caminho da ciência e vir a ser uma importante cientista futuramente”, declara.