IFRO anuncia a construção do primeiro Planetário de Rondônia

Publicado: Quinta, 09 de Novembro de 2023, 17h53 | Última atualização em Quinta, 09 de Novembro de 2023, 17h53 | Acessos: 17586

Planetário Calama 1Anunciada a construção do primeiro Planetário de Rondônia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama. A proposta que é de apoio à educação e à cultura para o estado foi divulgada durante a Semana das Graduações do campus. Segundo o Reitor do IFRO, Moisés José Rosa Souza, a construção do primeiro planetário fixo tem o início previsto das obras para 2024.

Denominado “Céus de Rondônia”, o empreendimento é resultado da colaboração entre o IFRO, o Vereador de Porto Velho, Aleks Palitot, e o Senador Confúcio Moura, que destinou uma emenda parlamentar para concretizar o projeto. Proposto pelos Professores do IFRO Calama, Hualan Patrício Pacheco e Fernando Dall’Igna, o planetário será localizado no IFRO Campus Porto Velho Calama, na capital Porto Velho, e servirá como um centro de disseminação científica, oferecendo experiências imersivas relacionadas à astronomia, física, matemática e outras disciplinas.

No “Céus de Rondônia”, o planetário terá uma capacidade planejada para 40 espectadores e contará com uma cúpula de 8 metros para apresentar simulações, filmes e animações. Segundo os docentes, o local se tornará um importante espaço de aprendizado e conhecimento, beneficiando estudantes em diversos níveis, desde a educação básica até o ensino superior.

Para o Diretor-Geral do Campus Porto Velho Calama, Leonardo Pereira Leocádio, o investimento fortalecerá os pilares de ensino, pesquisa e extensão, fundamentais para a formação dos alunos, e também trará benefícios para toda a população em futuras atividades relacionadas ao Planetário. “Além de seu valor educacional, o Planetário ‘Céus de Rondônia’ poderá contribuir para o cenário turístico de Porto Velho e de todo o estado de Rondônia, oferecendo atrações para pessoas de todas as idades e enriquecendo o turismo cultural na região. Este projeto representa o compromisso do IFRO em investir na educação e promover a ciência, sendo aguardado com expectativa pela população de Rondônia”, destaca o Diretor.

• Planetário-Calama_1
  • Planetário-Calama_2