Campus Calama realiza Seminário de Práticas Integradoras na próxima semana

Publicado: Quinta, 09 de Novembro de 2023, 17h37 | Última atualização em Quinta, 09 de Novembro de 2023, 17h37 | Acessos: 17268

Visita Catanorte 3Evento discute destinação de resíduos eletrônicos e revitalização da Praça do Contorno em Porto Velho

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, vai realizar nos dias 14, 16 e 17 de novembro o I Seminário de Práticas Integradoras, com o objetivo de socializar os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes dos cursos técnicos da modalidade integrado ao ensino médio durante o ano de 2023.

Entre os projetos a serem apresentados destacam-se a discussão sobre a destinação de resíduos eletrônicos e a revitalização de espaços como a Praça do Contorno no Conjunto Marechal Rondon. De acordo com a Professora Gedeli Ferrazzo, uma das organizadoras do evento, “a ação corresponde ao resultado da integração curricular proporcionada pelo novo Projeto Político Curricular que expressa a indissociabilidade entre ensino, política e extensão”.

São projetos relacionados com as problemáticas sociais e que destacam uma perspectiva de totalidade na formação e desempenho dos alunos, para que possam fazer as interconexões aliando conhecimento e prática. O Seminário terá abertura no dia 14, às 14 horas. Na sequência, iniciam-se as apresentações de trabalhos na sala da incubadora e no hall de entrada entre os blocos A e C.

A primeira turma a expor seus projetos será o 1º ano do Curso Técnico em Informática, na tarde do dia 14; no dia 16, de manhã e à tarde, serão as apresentações dos alunos dos 1ºs e 2ºs anos do Curso Técnico em Eletrotécnica; no dia 17, pela manhã, apresentam-se os alunos dos 1ºs anos do Curso Técnico em Edificações e, à tarde, os alunos dos 1ºs anos do Curso Técnico em Química.

Destacam-se ainda entre os projetos: Percepções sobre os aspectos ambientais do lixo eletrônico na Escola de Ensino Fundamental e Médio: estudo e trabalho; Níveis de Informação que as pessoas do Bairro Aponiã têm sobre o lixo eletrônico; Resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos; Conhecimento sobre e-lixo; Destinação dos resíduos eletrônicos do Campus Calama; Importância da conscientização para o descarte responsável dos resíduos eletrônicos; Importância da reciclagem do lixo eletrônico para Porto Velho; Dengue e fatores ambientais; Análise da Praça do Contorno; Revitalização da Praça do Contorno; Estudantes como agentes de transformação urbana; entre outras propostas e estudos.

Paralela às apresentações, será realizada uma oficina no miniauditório para preparação de repelentes naturais contra o mosquito da dengue, que será ministrada pela Professora Maria Odaíse Silva dos Santos. A oficina teve origem no trabalho desenvolvido pelos estudantes dos primeiros anos do Curso Técnico Integrado em Química. Ainda nessa proposta de integração curricular, a Professora Gedeli destaca a visita técnica que os alunos fizeram na última semana à Cooperativa de Catadores Recicláveis Catanorte, onde tomaram contato com as experiências de coleta e seleção de resíduos descartáveis.

Para a Pró-Reitora de Ensino do IFRO, Sheylla Chediak, “as práticas integradoras nos auxiliam a criar uma cultura escolar baseada na concretude da vida, a pensar nas práticas sociais e agir volitivamente sobre elas”. A docente diz que o currículo do Ensino Médio Integrado deve “prever componentes como esse, que integrem conhecimentos de várias áreas com vistas a formar indivíduos críticos, conscientes, engajados na transformação e construção de uma sociedade mais justa. Para isso, é preciso conhecer a dinâmica social na totalidade, de fato. E é isso que as Práticas Integradoras sugerem”, destaca.

Sheylla Chediak parabeniza os/as colegas “que estão apostando nas práticas integradoras, se empenhando para mudar nossa cultura escolar, marcada pela fragmentação e dualidade estrutural. Sem dúvida, é um enorme desafio. Mas é preciso sonhar, agir e persistir!”, define.

• Visita_Catanorte
  • Visita_Catanorte_1