Alunos do IFRO Campus Calama organizam a 1ª Semana das Graduações

Publicado: Sexta, 27 de Outubro de 2023, 10h14 | Última atualização em Sexta, 27 de Outubro de 2023, 10h15 | Acessos: 18312

Semana das Graduações Calama

Estudantes do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) - Campus Porto Velho Calama estão se preparando para um evento acadêmico de grande importância: a 1ª Semana das Graduações (SDG). A iniciativa, que envolve alunos dos cursos de Engenharias Química, Civil, Controle e Automação, Licenciatura em Física e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, promete uma série de atividades que fomentam a integração entre os diferentes cursos, enriquecendo o ambiente acadêmico e incentivando o espírito de pesquisa.

O evento, agendado para os dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro, será conduzido pelos próprios estudantes, com o apoio dos coordenadores dos cursos. A programação é diversificada, incluindo rodas de conversas, palestras, oficinas, minicursos, maratona e gincana, entre outras atividades.

A 1ª Semana das Graduações do Campus Porto Velho Calama é uma realização conjunta, resultado de um esforço colaborativo dos estudantes e seus coordenadores de cursos. A participação ativa dos alunos na organização do evento e na divulgação de seus próprios trabalhos de pesquisa contribui para valorizar o papel do estudante pesquisador e despertar novos interesses acadêmicos. A preparação e organização da semana representaram um desafio para os estudantes que lideraram esse empreendimento.

Os alunos responsáveis por essa tarefa foram Naelly Nayllén Alves Araújo e Hugo Rodrigues da Engenharia Química, Vanessa Malta e Lézia Maria Silva Lima pela Engenharia Civil, Caio Henrique e Iago Medeiros pela Engenharia de Controle e Automação, Kenedy Calegari pela Licenciatura em Física e Melyssa Oliveira e Carlos Eduardo Martins Macedo pela Análise de Desenvolvimento de Sistemas.

Para Naelly Alves Araújo, graduanda do segundo período de Engenharia Química, a organização da Semana tem sido uma experiência de grande valia, não apenas como estudante, mas também para sua futura carreira profissional. Ela expressou sua gratidão pelo apoio dos coordenadores de cursos, professores e colegas, que têm contribuído para o sucesso do evento e para a realização do objetivo maior de promover a integração entre os cursos.

O evento terá início com a cerimônia de abertura no auditório do Campus Porto Velho Calama, no dia 30 de outubro, às 19h. As demais atividades ocorrerão nas instalações do Instituto, incluindo salas de aula, laboratórios e auditórios, de acordo com o cronograma estabelecido.

Além dos estudantes do IFRO, acadêmicos da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e da Universidade da Amazônia (UNAMA) foram convidados a participar da semana. Além disso, o evento está aberto aos estudantes do ensino médio do IFRO, visando a inspirar o interesse acadêmico e científico desde cedo.