Campus Calama realiza Festival Hispânico com apresentação de música, dança e gastronomia

Publicado: Quarta, 25 de Outubro de 2023, 15h40 | Última atualização em Quarta, 25 de Outubro de 2023, 15h41 | Acessos: 8535

Cuba

Foi bastante concorrida a 9ª edição do Festival Hispânico realizada no último sábado, 21, no Campus Porto Velho Calama, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), com a participação dos alunos e seus familiares.

O Festival Hispânico é um evento que acontece todos os anos com o apoio do Centro de Idiomas e do Departamento de Extensão e é coordenado pelas professoras Maria Rita Berto de Oliveira e Iranira Geminiano de Melo, e tem a finalidade de familiarizar os alunos com a cultura dos 21 países que têm o Espanhol como língua oficial.

O Festival conta com a participação dos alunos que montam barracas alusivas aos países escolhidos e oferecem iguarias gastronômicas, além de atrações musicais e danças. Nessa edição foram apresentados 18 países.

De acordo com a professora Maria Rita, o evento foi um sucesso pela participação dos alunos que foram os protagonistas da atividade, e se engajaram em todas as etapas, desde as pesquisas sobre as características dos países até a apresentação durante o evento.

Entre as apresentações culturais, o evento contou com poetas da comunidade como a professora Márcia Letícia Gomes, Danilo Rangel e Léo Vincey que declamaram poesias e apresentaram seus trabalhos. Entre as apresentações de música e dança, houve a apresentação de cantores da cidade, e apresentação das primeiras turmas de Informática A e B que representaram a Guatemala, com danças típicas guatemaltecas.

Segundo o aluno João Cristian, do 2º ano de Informática, o Festival Hispânico foi uma oportunidade para ter contato e conhecer a cultura de vários países da América Espanhola.

As coordenadoras do Festival Hispânico agradecem o apoio e o envolvimento dos professores Márcia Sousa de Oliveira, Saulo Gomes de Sousa, Telma Cristina Martins dos Santos, Deni Ardaya da Silva, Denise França Reis, Marcos Neves Fonseca, Davis Santos, Márcia Letícia Gomes e Ricardo Valim, além dos técnicos Vitor Viana Farias e Sérgio Rodrigues Alves, que colaboraram sobremaneira para o sucesso do evento. Elas lembram ainda o apoio incondicional dos servidores da Cpalm, CSG, Ccom e Depex.

• Cuba
  • Festival_Hispânico