AstroIFRO promove observação do Eclipse Solar e encanta comunidade de Porto Velho

Publicado: Terça, 17 de Outubro de 2023, 19h50 | Última atualização em Terça, 17 de Outubro de 2023, 21h09 | Acessos: 14964

AstroIFRO Campus Calama Observação Eclipse 6

No último dia 14 de outubro, o Instituto Federal de Rondônia (IFRO) - Campus Porto Velho Calama se transformou em um observatório celestial para receber o esperado eclipse solar de 2023. O evento, promovido pelo AstroIFRO, foi gratuito e aberto a toda a comunidade, atraindo aproximadamente 1000 pessoas de várias partes de Porto Velho e região.

Segundo Evandro de Souza, integrante do AstroIFRO, desde o início do planejamento, o público mostrou um entusiasmo contagiante pela oportunidade de observar o eclipse. À medida que detalhes do evento foram revelados, como o uso de telescópios especializados e a confecção de máscaras de observação, a atenção do público só cresceu. No dia do evento, as reações foram diversificadas e empolgadas. Muitos espectadores não apenas observaram o eclipse, mas também se aventuraram em filas para repetir a experiência, demonstrando o quão marcante foi esse momento.

O professor de Física, Hualan Pacheco, explicou que “dois telescópios foram disponibilizados para detalhar a visualização do eclipse, especialmente para aqueles que não tiveram acesso aos filtros de soldador n° 14 fornecidos pelo AstroIFRO. Um dos telescópios, da marca Lunt, foi direcionado para observações solares, enquanto o outro, adaptado com um filtro Baader Solar, permitiu a observação das atividades celestes solares”.

Segundo os acadêmicos do Curso de Licenciatura em Física, Daniele Aguiar e Kenedy Calegari, para garantir a segurança dos participantes, o AstroIFRO confeccionou e distribuiu 100 máscaras de observação do eclipse. “Essas máscaras, feitas com papel Paraná e filtros para soldador número 14, foram produzidas em tempo real no próprio campus, graças a uma máquina CNC a laser. O formato divertido de cabeça de alienígena não apenas tornou a experiência mais memorável para as crianças, mas também ressaltou a importância da proteção ocular durante a observação do eclipse”, destacaram os estudantes.

Além das observações diretas, o evento ofereceu uma exposição de maquetes e modelos impressos em 3D, incluindo representações de Marte, da Lua, de constelações, satélites e sondas espaciais. Essas exposições didáticas permitiram aos participantes entenderem melhor não apenas o eclipse, mas também outros princípios científicos da astronomia. A visibilidade do fenômeno foi um desafio, com previsões de céu parcialmente nublado. No entanto, a persistência dos observadores foi recompensada quando as nuvens se dissiparam, permitindo uma visão clara e emocionante do eclipse solar. O evento foi acompanhado de perto por intérpretes de LIBRAS, tornando a experiência acessível a todos.

Para muitos participantes, especialmente crianças como Ana Laura Viana Ampuero, de 11 anos, o evento foi uma fonte de aprendizado e diversão. A disposição do IFRO em ceder espaço para atividades científicas e educativas foi elogiada por Nilcea Sousa, intérprete de LIBRAS, que destacou a importância de tais eventos para expandir o conhecimento e incentivar o interesse por questões astronômicas e científicas.

“O sucesso e a positividade dos participantes após o evento foram evidências do impacto significativo que atividades como esta podem ter na comunidade. O AstroIFRO continuará a inspirar e educar, levando a fascinante ciência da astronomia para ainda mais pessoas em nossa comunidade”, destacou o professor Hualan.

• AstroIFRO_-_Campus_Calama_-_Observação_Eclipse_1
  • AstroIFRO_-_Campus_Calama_-_Observação_Eclipse_2