Projeto Cine Debate promove reflexão sobre redes sociais e educação no IFRO

Publicado: Quarta, 11 de Outubro de 2023, 14h15 | Última atualização em Quarta, 11 de Outubro de 2023, 14h16 | Acessos: 20598

cine3

O Projeto Cine Debate, desenvolvido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, mescla entretenimento e conhecimento. Na última segunda-feira (09/10), uma sessão especial foi realizada, com destaque para o documentário “O Dilema das Redes”, do diretor Jeff Orlowski.

A atividade foi conduzida pelo Professor de Sociologia, Cássio Lus, membro ativo do projeto, com a participação da aluna do 3º ano de Eletrotécnica, Esther Nunes, e de David Henrique (3º ano de Química), ambos representando a comunidade estudantil do IFRO. A Coordenação do Cine Debate é do Professor Walace Soares. A exibição do documentário reuniu cerca de 80 alunos da Escola Casa de Davi, bem como diversos professores. O principal objetivo do Projeto Cine Debate é promover a integração do IFRO com a comunidade externa e interna, proporcionando momentos de diversão, aprendizado e reflexão por meio da apresentação de obras cinematográficas atuais e clássicas.

Durante a sessão, o Professor Cássio Lus conduziu uma reflexão instigante sobre o impacto das redes sociais, ressaltando como elas consomem o tempo de forma imperceptível. Ele enfatizou a influência dos algoritmos que regem as redes sociais, criando novos vícios na sociedade digital, aumentando a ansiedade e servindo como instrumento de consumo e manipulação social. A cena do jantar em família, na qual as pessoas não conseguem se desvencilhar de seus dispositivos móveis, foi destacada como um exemplo contundente desse fenômeno.

O documentário também abordou o lado negativo do controle social exercido pelos algoritmos, com os idealizadores do Vale do Silício reconhecendo os perigos dessa influência nas vidas das pessoas. Essa visão foi posteriormente confirmada por neurologistas e cientistas que estudam os transtornos contemporâneos associados ao uso excessivo das redes sociais.

A sessão culminou com as apresentações dos alunos Esther Nunes e David Henrique, que compartilharam suas experiências e destacaram a importância do IFRO em suas vidas. Eles ressaltaram que a educação pública, gratuita e de qualidade tem o poder de transformar indivíduos e comunidades, um motivo de orgulho para os servidores e pensadores da sociedade.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2023

Como parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o Projeto Cine Debate anunciou uma sessão especial agendada para o dia 18/11, na qual será exibido o filme “Mãos Talentosas: A História de Ben Carson”, do diretor Thomas Carter. Esse evento promete um debate enriquecedor sobre ciência, desigualdade social e preconceito, convidando todos a refletirem sobre essas questões tão relevantes para a sociedade contemporânea.

• cine1
  • cine2