Jogos Internos das graduações e dos cursos técnicos subsequentes promovem integração e espírito esportivo no Calama

Publicado: Terça, 19 de Setembro de 2023, 17h30 | Última atualização em Quinta, 21 de Setembro de 2023, 10h52 | Acessos: 29813

Calama Jogo9A segunda edição dos Jogos Internos das Graduações e dos Cursos Técnicos Subsequentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, ocorreu entre os dias 30 de agosto e 4 de setembro de 2023.

O campeonato, que está se tornando uma tradição no campus, reuniu estudantes de diversas áreas de graduação e cursos técnicos subsequentes para competir em três modalidades esportivas: basquete, vôlei e futsal. O objetivo principal é promover a integração entre os cursos e fortalecer os entre os acadêmicos.

Na cerimônia de abertura, as Engenharias Civil, Química e de Controle e Automação, Licenciatura em Física, Tecnólogos em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e os Cursos Técnicos Subsequentes em Eletrotécnica e em Manutenção de Sistemas de Informática foram representadas por seus acadêmicos, cada uma demonstrando orgulho de sua respectiva graduação.

As disputas esportivas tiveram início no dia 31, às 19h, com a modalidade de vôlei. Sete times se enfrentaram com determinação e espírito esportivo. O grande vencedor desta categoria foi o time da Engenharia Civil, que conquistou o título ao superar o time da Física com uma diferença de 11 pontos. O futsal também foi um destaque no campeonato, com sete jogos disputados no dia 1º de setembro. A final da modalidade ocorreu no dia 4 de setembro, colocando frente a frente os times da Eletrotécnica e Engenharia Química. O time da Eletrotécnica sagrou-se campeão com um placar final de 4 a 2.

No mesmo dia, o basquete também teve sua final. Cinco jogos acirrados envolveram times das graduações em Química, Física, Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia Civil. A disputa pelo título foi entre a Engenharia Civil e a Análise de Desenvolvimento de Sistemas (ADS) – B, com a vitória da Engenharia Civil por 23 a 2. Os times vencedores foram recompensados com medalhas como reconhecimento por seus esforços e dedicação durante o torneio.

O evento não teria sido possível sem a colaboração e apoio da Diretoria de Ensino, Coordenações de Cursos, Coordenação de Comunicação e Eventos e dos professores de Educação Física, que desempenharam um papel fundamental na organização das atividades esportivas.

Estudante do quarto período de Análise de Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do IFRO Campus Porto Velho Calama, Melyssa Oliveira de Paula, destacou o esforço conjunto dos centros acadêmicos e do Diretório Acadêmico das Engenharias na organização do evento. Ela enfatizou que o objetivo era promover uma experiência enriquecedora para os alunos, fortalecendo a união entre os cursos e fomentando a defesa de interesses comuns no campus.

Melyssa também expressou sua gratidão pelo apoio recebido de todos os envolvidos, desde representantes de turma até professores e departamentos. Ela ressaltou a importância de continuar promovendo atividades como o Campeonato das Graduações para manter o espírito esportivo vivo no IFRO e fortalecer a integração entre os alunos de diferentes cursos.

Para a Diretora de Ensino, Sari Possari Santos, “o sucesso do evento e o entusiasmo demonstrado pelos alunos deixam claro que o Campeonato das Graduações deve permanecer como uma tradição anual no IFRO, com a expectativa de que cada vez mais estudantes participem e se envolvam nas atividades esportivas do campus”. Estima ainda que nas próximas edições ocorra também um maior envolvimento dos estudantes dos cursos técnicos subsequentes, como forma de integração entre os discentes do próprio curso e destes com as demais modalidades de ensino na instituição. “Que esta seja a primeira de muitas edições! No próximo prevemos incluir outros tipos de torneio, como o xadrez”, diz.

O acadêmico do Curso de Engenharia Civil, Raimundo Carneiro da Conceição Neto, enfatizou a importância da participação de sua graduação no campeonato, destacando a integração entre as turmas e a oportunidade de interagir com estudantes de outras engenharias e cursos.

O próximo desafio já está definido: os Jogos 2024, que buscarão mais uma vez promover a prática desportiva recreativa com ênfase no bem-estar físico, mental e cultural. O evento prioriza o jogo limpo, repudiando qualquer forma de violência, e busca promover o respeito às regras e aos oponentes. Com o apoio de alunos e servidores, o IFRO continuará a vivenciar o espírito esportivo, a competição e a colaboração em anos futuros, fortalecendo ainda mais a sua comunidade acadêmica e seu papel como um campus de excelência.

A avaliação final dos organizadores é de que o Campeonato das Graduações e Técnicos Subsequentes do IFRO Campus Porto Velho Calama em 2023 foi um sucesso, proporcionando momentos de esportividade, integração e união entre os estudantes. Com a promessa de eventos ainda mais elaborados no futuro, a comunidade acadêmica espera ansiosamente pelas próximas edições deste emocionante torneio.

• Calama-Jogo1
  • Calama-Jogo10