Projeto do Grupo de Pesquisa em Soluções Tecnológicas do Campus Porto Velho Calama é aprovado para o Inovativa Brasil

Publicado: Sexta, 15 de Setembro de 2023, 17h38 | Última atualização em Sexta, 15 de Setembro de 2023, 17h38 | Acessos: 16090

Gotec Calama 1O Projeto Tanque Saudável, desenvolvido por alunos e professores do Grupo de Pesquisa em Soluções Tecnológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Gotec/IFRO), Campus Porto Velho Calama, foi uma das startups aprovadas na etapa de aceleração do programa Inovativa Brasil 2023.2. Neste ciclo, foram 912 projetos inscritos para a primeira fase do Inovativa de Impacto e Inovativa Brasil, sendo 280 startups selecionadas de todo o Brasil.

O Tanque Saudável se destacou como uma das únicas três startups de Rondônia a serem selecionadas para participar do programa. O Inovativa Brasil, executado pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI), tem dois ciclos por ano e possui reconhecimento nacional e internacional. Os integrantes do projeto comemoram a aprovação na primeira fase e estão animados para as mentorias e capacitações da fase de aceleração que ocorrerão até a chegada da segunda seleção, para a etapa de conexão, que terá um evento presencial, o Inovativa Experience, em São Paulo.

Tanque Saudável

O Projeto Tanque Saudável é uma iniciativa de desenvolvimento de tecnologias voltadas para a aquicultura. Trata-se de um sistema de gestão de tanques de piscicultura que atua em conjunto com boias de monitoramento dos parâmetros de qualidade da água, como temperatura, turbidez e pH. Os índices de qualidade da água possuem variabilidade muito alta, portanto, a integração da boia com o sistema torna possível o monitoramento em tempo real e permite que o piscicultor tome medidas preventivas em relação à saúde de seu tanque.

Os dados coletados pelas boias são enviados ao sistema por meio de IoT e radiofrequência, em que o piscicultor poderá cadastrar seus tanques e acompanhar a evolução dos parâmetros 24 horas por dia, reduzindo suas perdas e aumentando sua produtividade. Neste projeto, coordenado pelo Professor Kaio Alexandre da Silva, participam os alunos Carlos Eduardo, Denise Dandara e Wellington Belém, de Engenharia de Controle e Automação, Ana Beatriz e Bruno Felipe de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gustavo Borges e Marcos Reis do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, e o Professor de Biologia, Márcio Rodrigues Miranda.

Inovativa Brasil

O Inovativa Brasil é um programa realizado desde 2013 pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Junto com os órgãos realizadores, está a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI) que é quem executa a ação.

Com dois ciclos por ano, cada um com duração estimada de quatro meses, o ciclo atual teve início em julho de 2023 (abertura das inscrições) e término previsto para o mês de dezembro (conclusão do evento de conexão “InovAtiva Experience”). O InovAtiva trata-se de um hub de iniciativas que visam a auxiliar startups a se desenvolverem e se conectarem com fundos de investimentos, empresas, clientes e ecossistemas locais e regionais de empreendedorismo.

• Gotec-Calama_1
  • Gotec-Calama_2