Etapa Estadual de Robótica realizada no Calama define vencedores: equipe do Colégio Classe A vai para disputa em Salvador

Publicado: Terça, 29 de Agosto de 2023, 11h43 | Última atualização em Terça, 29 de Agosto de 2023, 11h43 | Acessos: 39062

Equipe vencedora Santo Ofício Classe AA etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada nos dias 25 e 26 de agosto, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, classificou em primeiro lugar a equipe Santo Ofício, do Colégio Classe A, de Porto Velho. A equipe será a representante de Rondônia na disputa da etapa nacional da competição, que vai ocorrer na cidade de Salvador (BA), entre os dias 2 e 12 de outubro.

Em segundo lugar, ficou a equipe Fenixtech, do Campus Porto Velho Zona Norte. E em terceiro lugar, a equipe Damas de Lego, do Campus Cacoal.  Em todas as modalidades da premiação as equipes receberam medalhas, como o destaque de melhor escola pública, para o Campus Ji-Paraná; Robustez – Equipe Tilt – Campus Cacoal; Inovação – Equipe Legolóides, de Ji-Paraná; Designer – Equipe DKPDPRIME – de Ji-Paraná; Dedicação – Equipe Capivaras, da Escola Barão do Solimões; Programação – Equipe GPMecatrônica, do Campos Porto Velho Calama e Maker – Equipe Walker, também do Calama.

No Campus Calama, a Olimpíada integra um projeto de extensão que estimula os estudantes para a criação e programação de robôs, que são construídos para superar desafios de forma autônoma nas pistas que são construídas para esse fim.

O Coordenador da Comissão, Williams de Paula Pereira, disse que a competição transcorreu num clima bem agradável, sendo este ano um recomeço da competição presencial, sendo retomado o papel da OBR com uma grande participação das escolas públicas. Isso faz, segundo ele, haver um maior otimismo e incentivo para se trabalhar com esse público, destaca o professor.

Williams observa que as equipes neste ano estavam mais dispostas a fazer coisas novas – não vieram somente com os kits prontos, “isso mostrou maior criatividade e ajudou a tornar a competição num ambiente mais criativo”, informou o docente, dizendo ser necessário no próximo “ano contar com espaços maiores para atender aos alunos que trouxeram ideias novas para fazer os robôs, de formas novas, mais eficazes e mais eficientes”, relatou.

Williams explicou que a coordenação da competição trabalhou para proporcionar um ambiente de qualidade, mais humanizado, tentando criar um ambiente comunitário, de compartilhamento e conhecimento, e espera ter conseguido atender a contento a todas as equipes participantes. Ele destacou o apoio dos professores do GPMecatrônica, organizadores do evento, professores e alunos do IFRO e da Universidade Federal de Rondônia (Unir).

Reconhecimentos

A equipe do Campus Ji-Paraná foi premiada como a melhor escola pública. Segundo a equipe, “levar essa medalha de melhor escola pública materializa o reconhecimento de todo o trabalho do projeto de Robótica Lego do campus, que além das competições, faz ações de extensão ensinando lógica de programação com Robótica para crianças e adolescentes de diversas idades nas escolas públicas do município”, declararam.

Para o Professor Marcel Rios, do Campus Porto Velho Zona Norte, “foi um desafio bem complexo, em que os nossos alunos do Zona Norte, que participaram pela primeira vez, conseguiram superar o improviso para ajustar os robôs, se dedicaram e fizeram um bom robô, conseguindo fazer uma boa prova e atingir o segundo lugar”.

• Equipe_Barão_de_Solimões
  • Equipe_Cacoal