Alunos do Calama preparam ações da Semana de Educação para a Vida

Publicado: Quarta, 23 de Agosto de 2023, 13h13 | Última atualização em Quarta, 23 de Agosto de 2023, 13h13 | Acessos: 41167

Educação para a vida 2Regulamentada pela Lei 11.988/09, as escolas brasileiras de ensino fundamental e médio realizarão a Semana de Educação para a Vida neste ano, com calendário estabelecido pelas diretorias de ensino. A programação discute conhecimentos relativos a matérias que não integram o currículo obrigatório. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, a Semana de Educação para a Vida vai ocorrer nos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro.

Os alunos irão discutir temas como comunicação não violenta; bullying e ciberbullying; sistema político brasileiro; segregação aeroespacial; cultura afro-brasileira; exclusão digital; energia limpa e acessível; educação e gestão financeira; distúrbios de aprendizagem (TDHA – Dislexia – Discalculia – Disgrafia); intolerância religiosa; inteligência artificial; feminismo e masculinidades; neofascismo e o discurso de ódio; lixo eletrônico: da coleta ao descarte; assédio e violência sexual; alimentação e os transtornos de imagem corporal; modelos de famílias contemporâneas e teorias das múltiplas inteligências; racismo; saúde emocional (depressão e ansiedade); transtornos globais de desenvolvimento (Autismo, Rett e outros); saúde e bem estar; consumo de drogas lícitas e ilícitas e gênero e sexualidade.

Durante a semana, as matérias poderão ser abordadas em formas de seminários, palestras, projeções de slides, filmes ou outra forma não convencional. Podendo ser ainda estendida a programação para a participação de pais ou outras pessoas da comunidade em geral, para que possam interagir com a escola. De acordo com a programação, os alunos foram divididos em dois grupos com 12 turmas cada, de modo que no primeiro dia, após a abertura, o primeiro grupo se apresenta e o segundo grupo assiste e inverte essa ordem no segundo dia. No final de cada dia haverá exposição artística.

• Educação_para_a_vida_1
  • Educação_para_a_vida_2