Campus Calama sedia etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica neste final de semana

Publicado: Segunda, 21 de Agosto de 2023, 16h50 | Última atualização em Segunda, 21 de Agosto de 2023, 16h50 | Acessos: 42076

Arte OBR

A etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) será realizada nos dias 25 e 26 de agosto, sexta-feira e sábado, no Campus Porto Velho Calama, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). O objetivo da OBR é o de promover, incentivar e disseminar a robótica pelo Brasil.

No Campus Calama, a OBR integra um projeto de Extensão que estimula os estudantes para a criação e programação de robôs capazes de superar desafios de forma autônoma em pistas construídas com essa finalidade.

De acordo com o coordenador da competição, professor Williams de Paula Pereira, para essa etapa estão inscritos cem alunos que vão compor 25 equipes nos dois dias de competição.

Segundo ele, essa fase é classificatória para a etapa nacional. Ela é realizada no Campus Calama desde 2012 e conta com a participação de alunos dos campi de Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Colorado do Oeste, Zona Norte, Campus Calama; Colégio Classe A, Escolas Estaduais São Luíz e Barão de Solimões.

Nos estados, as competições ocorrem sempre no período de junho a setembro. Em Rondônia, optou-se por realizar essa etapa no final do mês de agosto. Nesse sentido, a programação inicia-se na sexta-feira, com o credenciamento e ambientação das equipes, entre 8h e 12h. Às 14h, será feita a abertura e às 14h30, inicia a primeira rodada da competição; às 16h30, acontece a segunda rodada e às 18h, o encerramento do primeiro dia.

A competição ocorre em três modalidades: uma teórica, uma prática e outra virtual. Essa etapa será a prática. Os alunos fazem a ambientação pela manhã, quando eles calibram o sensor dos robôs, de acordo com o ambiente. Todos os robôs têm que funcionar de forma autônoma, sem intervenção humana para percorrer o caminho que está formatado numa pista.

Cada equipe pode fazer até três apresentações. Em cada rodada, a equipe tem cinco minutos para se apresentar na pista de competição. A terceira rodada de competições é feita no sábado, quando é revelada a equipe vencedora que recebe medalhas e a classificação para a etapa nacional. O evento encerra-se às 12 horas, do sábado, 26. A competição da OBR é aberta ao público que queira assistir.

• Arte_OBR
  • Program_OBR