Em clima de festa, estudantes e seus familiares se divertem no Arraial Flor do Calama

Publicado: Quarta, 12 de Julho de 2023, 08h25 | Última atualização em Quinta, 20 de Julho de 2023, 16h17 | Acessos: 41979

Vista do Arraial Flor do CalamaFoi uma noite bastante animada a realização do Arraial Flor do Calama, que reuniu estudantes, professores e familiares para prestigiarem a 12ª versão do arraial na noite de sábado, 8 de julho, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama.

Ainda no dia anterior, os alunos do ensino médio que ficaram por conta da organização das barracas de alimentação e se revezaram na montagem do espaço que também foi decorado com bandeirolas e balões.

As barracas de comidas típicas e bebidas foram dispostas nas duas extremidades do estacionamento do Campus Calama, com o centro do local reservado para a apresentação das danças típicas. Essa disposição facilitou para o público apreciar as apresentações que foram intermediadas pela realização de várias rodadas de bingo.

Na parte lateral, houve ainda a exposição e comercialização de artesanato em geral, acessórios, cosméticos, presentes e perfumes, pelas participantes da Feira da Mulher Empreendedora, numa parceria realizada com o Departamento de Políticas Públicas para Mulheres da Prefeitura de Porto Velho, além de integrantes do Curso de Microempreendedor Individual realizado no ano passado pelo Campus Calama.

O arraial foi aberto pela Banda Musical Phoenix, que executou o Hino Céus de Rondônia e acompanhou o evento com canções populares. A primeira apresentação de danças ficou por conta do grupo de Carimbó, quando as dançarinas executaram cinco músicas na rodada, com graça, leveza e muito giro.

Na fala de abertura do evento, o Diretor-Geral do campus, Leonardo Pereira Leocádio, deu as boas-vindas a todos os presentes e desejou para que todos se divertissem no arraial que é realizado com o espírito de congraçamento entre os alunos do IFRO, seus familiares e a comunidade do entorno.

A Professora de Informática, Daniela Toda, elogiou a organização do arraial, como também as comidas e iguarias oferecidas pelos alunos. Como ela, a Professora de Empreendedorismo, Ivanilde Quiroz, disse que estava achando o evento maravilhoso. Foi a primeira vez que ela participou do arraial e também compôs a Comissão de Organização do evento.

As Professoras Gedeli Ferrazzo e Sari Possari também trouxeram toda a família para prestigiar o Arraial Flor do Calama. Daniela Pereira de Lima, mãe do aluno Vinícius Vasconcelos, do primeiro ano do Curso Técnico em Edificações, participou do arraial pela primeira vez e estava acompanhada de sua irmã Joseane Pereira. Ambas gostaram do evento. Joseane disse que achou o arraial lindo e elogiou a organização da festa.

Eduardo Rizzo da Silva, Lucas Tomaz Chaves e Samilly Vitória Ribeiro, todos alunos do segundo ano matutino de Informática se divertiram visitando as barracas enquanto aguardavam as danças. Lucas disse que foi a primeira vez que veio e Samilly destacou que estava gostando muito das comidas. O amigo Henrique, da mesma turma de Informática, também disse que veio sem a família, contudo, disse que convidou muitos amigos. “Chamei vários amigos e estou gostando das músicas e das apresentações”, destacou.

Segundo Adryanne Valleska, integrante da coordenação, “as dançarinas arrasaram na apresentação do Boi-Bumbá do Calama”. Tanto elas, quanto a apresentação da Quadrilha Girassol do Calama, como também as meninas do Carimbó foram muito aplaudidas. A vestimenta e ornamentação das apresentações foram também muito elogiadas. Entre as rodadas de bingo, houve a apresentação dos grupos de dança Trion, com a dança Kpop, e Grupo Project Break. Além das barracas avulsas – duas com a Prisão do Amor, dos cursos de Informática e Edificações; Correio Cantado e Correio Elegante, de Química e Edificações; um pula-pula eletrizante, da Eletrotécnica e Informática; e Cuidado com a Sombra, da Eletrotécnica.

Os alunos que cuidaram das barracas de alimentação, diversões e bebidas se esmeraram antes, durante e depois do arraial. Correram muito e foram muito criativos na composição de suas tarefas. Todas as turmas prepararam artes com a exposição dos produtos que iriam comercializar e não economizaram na criatividade: Pipobecker; Bão de Copo; Choque de Sabores; Barraca do Milho; Hot Dog Edifica; Candy Code; Barraca Vegana; Barraca da Física; Salsichão da Automação; Jogos e Diversão; Dominadora; Tiro ao Alvo; Asas Flamejantes; Polaroid Junino; Assim e Assado; Bebiquim; Doces; Batatinhas Atômicas; Food Tech; Dog Tech e Pipoquetes do Calama.

“Esse Arraial vai marcar pela organização e divulgação”, foi como se manifestou o compositor do Rap Pisadinha, o MC Geno, servidor do Campus Calama, que este ano marcou a realização do Arraial com sua arte. “Fiquei muito feliz com o convite do Vítor para criar algo diferente para divulgar nosso arraial e assim surgiu a ideia do Jingle Flor do Calama”, disse o MC.

Para o Diretor-Geral do Campus Calama o “Arraial é sempre um evento importantíssimo. A gente precisa ter mais eventos como esse, que a comunidade vem e se confraterniza. Esse é o fundamento das coisas para a gente estar junto da nossa comunidade, junto dos nossos alunos, conversando e nos aproximando”, definiu ao agradecer a colaboração de todos em nome do Coordenador de Comunicação e Eventos do Calama, Vítor Viana. “Podemos pensar o próximo!”, concluiu Leonardo Leocádio.

• Apresentação_do_BOI-Bumbá
  • As_egressas_Dyuly_Kelry_e_Micaelly_Linhares_vieram_prestigiar_o_Arraial_Flor_do_Calama
  • As_meninas_das_batatas_atômicas
  • As_meninas_do_Carimbó