Grupo de Astronomia e Cosmologia do Campus Calama participa de campanha de identificação de asteroides

Publicado: Terça, 27 de Junho de 2023, 12h10 | Última atualização em Terça, 27 de Junho de 2023, 17h40 | Acessos: 43573

Observação do espaçoProfessores e alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, participaram da XVI Caça aos Asteroides MCTI-93, ocorrida entre 16 de maio e 9 de junho de 2023. A caça de asteoides é promovida pela Internacional Astronomical Search Collaboration (IASC) da Agência Espacial Americana (Nasa) em que o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) figura como representante brasileiro da parceria internacional.

Gabriel Marcos Rodrigues Barbosa foi o líder da equipe que possivelmente tenha feito a identificação de um novo asteroide. “Obtivemos bons resultados, considerando que essa foi nossa primeira campanha. Fizemos algumas detecções e enviamos os relatórios. Foi uma experiência de muito aprendizado e o grupo está empolgado para as próximas atividades”, afirma o acadêmico .

O Professor de Informática Fernando Dall’Igna informa que o programa populariza a ciência ao mobilizar equipes de crianças, jovens e adultos a encontrar asteroides com o uso de imagens do espaço. Segundo ele, a popularização da Ciência é uma das maneiras de manter a chama do conhecimento acesa e permitir que, de geração para geração, o conhecimento seja construído e a evolução científica siga em passos largos.

Segundo Dall’Igna, a parceria é aberta para instituições de ensino públicas e privadas, e fornece treinamento e qualificação por meio de videoaulas e assessoria on-line para que os participantes tenham êxito na campanha, desta maneira todos discentes e servidores podem participar. As imagens da região de asteroides são processadas no computador para ver se identifica alguns objetos diferentes ou novos.

Com a identificação, verifica-se se é um objeto conhecido ou um possível novo asteroide. Entre os componentes do Grupo de Astronomia e Cosmologia inseridos na campanha estão o Professor de Física Hualan Patrício Pacheco, e os acadêmicos da Licenciatura em Física Kenedy Daniel Calegari Furtado, Victor Esmite Barroso de Carvalho, Alice Melissa Deusdete do Vale e Amanda Soares Moura, além de Gabriel Barbosa (líder do grupo).

• Acadêmicos_preparam_observação_ao_espaço
  • Alunos_observam_o_espaço