Projeto FisicAção do Campus Calama reúne alunos das escolas Orlando Freire e Jesus Burlamaqui

Publicado: Quinta, 22 de Junho de 2023, 16h59 | Última atualização em Segunda, 26 de Junho de 2023, 10h24 | Acessos: 49668

Sala temática FisicaçãoO Projeto FisicAção do Campus Porto Velho Calama, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) reuniu neste mês de junho, em sua terceira edição, os alunos das escolas estaduais Orlando Freire e Jesus Burlamaqui, com a participação de 114 alunos.

Coordenado pelas professoras Márcia Barbosa, Neusa Rocha e Sandra Gomes, o objetivo do projeto é o de desenvolver ações de extensão, ensino e pesquisa que contribuam para a aprendizagem do conhecimento científico e práticas para o ensino de Física, através da interação entre atores da escola de ensino básico, acadêmicos e docentes do Curso de Licenciatura em Física do Campus Porto Velho Calama.

Entre as atividades abordadas, os participantes conduziram os visitantes pelos espaços destinados ao curso de Licenciatura em Física. O espaço foi todo ornamentado e foram organizadas quatro salas com experimentos para o ensino de física, envolvendo as temáticas de termodinâmica, mecânica, astronomia, observação do céu e lançamento de foguetes.

De acordo com o coordenador do curso de Licenciatura em Física, professor Mauro Guilherme Ferreira Bezerra, o projeto busca aproximar a Física e a Ciência ao cotidiano dos participantes com a finalidade de despertar o interesse dos alunos pelos fenômenos da física, a prática de ensino e o incentivo à experimentação para a compreensão, mostrando o quanto a ciência pode ser estimulante.

O evento foi organizado pelos professores do curso de física, com a participação dos acadêmicos, dos alunos do ensino médio e seis professores das escolas Orlando Freire e Jesus Burlamaqui.

Com o auxílio das artes cênicas, o projeto aborda diferentes formas de ensinar, tendo como ponto alto a apresentação da peça teatral ‘O Feiticeiro do Big Bang’.

A professora Márcia Barbosa explica que “o FisicAção é um projeto contínuo do curso de Licenciatura em Física que ocorre no 1º semestre de cada ano quando é apresentado aos acadêmicos. No segundo semestre são aprimorados os materiais e corrigidos os possíveis problemas em relação à metodologia. Focamos na formação teórica dos principais fenômenos apresentados nos materiais e reorganizamos os grupos. A proposta também é que a cada semestre de culminância, seja realizado ora no campus, ora em uma escola da rede estadual de ensino”, explica a docente.

Além da participação ativa dos acadêmicos do curso e dos alunos visitantes, a professora aponta como resultados a produção de materiais didáticos, participação, integração e intercâmbio entre a educação básica e o ensino superior, práticas de ações de extensão, ensino e pesquisa na formação dos licenciados em física e a produção de artigo para posterior publicação do Livro FisicAção.

• Apresentação_da_peça_O_Feiticeiro_do_Big_Bang
  • Apresentação_de_foguetes