Campus Calama integra campanhas de saúde pública com alunos dos terceiros anos do técnico integrado ao ensino médio

Publicado: Quarta, 21 de Junho de 2023, 10h45 | Última atualização em Quarta, 21 de Junho de 2023, 11h34 | Acessos: 40770

Campanha doaçãoAtividade proporcionou a doação e coleta de 25 bolsas de sangue junto à Fhemeron

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, neste mês de junho, integrou com os alunos dos terceiros anos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio campanhas públicas de saúde para informar sobre a importância da prevenção e conscientização para a cidadania.

Realizada ainda no início do mês, a campanha de doação e coleta de sangue teve como principal objetivo mobilizar toda a comunidade acadêmica, pais e a comunidade externa para a doação de sangue, que resultou na arrecadação de 25 bolsas de sangue. Na ocasião, uma equipe da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) esteve presente no Campus Calama com 17 profissionais, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, motoristas e recepcionista. Eles se mobilizaram para realizar a coleta de sangue entre os voluntários presentes. O resultado da campanha foi considerado positivo pelos profissionais da Fhemeron.

O evento insere-se em um conjunto de campanhas que estão sendo coordenadas pelo Professor de Sociologia do campus, Cássio Alves Lus, junto aos estudantes dos terceiros anos do ensino médio. Destacando-se ainda as ações: “Campanha sobre a Paralisia Cerebral e o Autismo”, organizada pelo 3º ano vespertino de Química; “Cirurgias reparadoras às mulheres vítimas de violência doméstica, Câncer de Mama e Banco de Leite de Rondônia”, organizada pelo 3º ano matutino de Edificações; “Câncer Infanto-Juvenil”, organizada pelo 3º ano matutino de Química; e “Adoção e apoio às Unidades de Acolhimento Institucionais”, organizada pelo 3º ano matutino de Informática.

De acordo com Cássio Lus “essas campanhas têm como principal objetivo apresentar aos discentes envolvidos a importância das políticas públicas de saúde, financiadas pelo Sistema Público de Saúde (SUS), de Educação, de Assistência Social e de geração de emprego e renda, permitindo que os estudantes exerçam a cidadania de forma ativa e reflitam sobre essas temáticas, buscando soluções coletivas para as questões sociais abordadas nas campanhas”, destaca o docente.

Para o discente Carlos Henrique, líder da turma do 3º ano matutino de Eletrotécnica, a campanha foi muito bem sucedida. Segundo ele, a partir da iniciativa do professor Cássio Lus em dividir os temas entre as turmas e sua turma ter ficado com a doação de sangue, medula óssea e órgãos, eles buscaram trazer a equipe da Fhemeron ao campus do IFRO para facilitar que tanto os alunos como demais pessoas da comunidade pudessem doar sangue. “A equipe da Fhemeron foi muito receptiva conosco e prontamente aceitou nos ajudar nessa campanha”, destaca o aluno.

• Alunos_cooperam_com_a_campanha_de_doação
  • Calama-Fhemeron-_1_