Campus Calama promove vacinação para servidores em parceria com a Semusa

Publicado: Quarta, 14 de Junho de 2023, 08h35 | Última atualização em Quarta, 14 de Junho de 2023, 08h39 | Acessos: 30741

vacina 1Os servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, tiveram acesso à vacinação bivalente contra a covid-19 e contra a influenza (H1N1) na enfermaria da própria unidade. A ação foi proporcionada por meio de uma parceria entre o campus e a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Porto Velho.

De acordo com o Enfermeiro Thyere Apolodoro Arthur Ferrosil, do Departamento de Assistência ao Educando (Depae/IFRO/Calama), a importância de trazer vacinas para a enfermaria do campus é uma ação em prol da prevenção das doenças imunopreveníveis, responsáveis por agravos, hospitalizações e até de mortes, que podem ser causadas caso as pessoas não sejam vacinadas.

Segundo Thyere, durante os três dias de vacinação, no final do mês de maio, foi possível ministrar 350 doses de cada vacina, num total de 700 doses. “Isso possibilita um contato mais direto com a população que frequenta o campus – alunos e servidores – fazendo com que estejamos mais próximos e em contato com nosso público, podendo colocar em prática o sistema de prevenção e proporcionando às pessoas colocar em dia a vacinação, de acordo com o Programa Nacional de Vacinação”, afirma.

Além disso, alerta o enfermeiro, as campanhas quando adentram as escolas, facilitam para que as pessoas mantenham esse atendimento em dia. Ele também afirma que há possibilidade de serem efetivadas novas campanhas ainda neste ano e também estima que futuramente poderá haver uma sala de vacinação no campus. Segundo ele, o IFRO já trabalha há oito anos dentro dessa temática, quando são feitas ações para completar a cobertura vacinal do público atendido, muito importante para reduzir o número de agravos e a manutenção da imunidade.

• vacina_1
  • vacina_2