OBI: Campus Calama promove fase local da Olimpíada Brasileira de Informática

Publicado: Quarta, 07 de Junho de 2023, 11h12 | Última atualização em Quarta, 07 de Junho de 2023, 11h12 | Acessos: 37739

Olimpíada Calama 2A fase local da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, no dia primeiro de junho de 2023. A competição visa despertar o interesse pela Ciência da Computação em crianças, jovens e adultos. Promovida pela Sociedade Brasileira da Computação, a OBI utiliza questões de lógica e programação para incentivar a criatividade e o desafio saudável, através de uma atividade competitiva.

As provas da fase local, que ocorreram nos laboratórios do campus, foram aplicadas em dois horários diferentes, às 07h30 e às 13h30, com duração de 2 horas. Dos 82 inscritos, compareceram 54 participantes, que se dedicaram a resolver os desafios propostos. O resultado final dessa fase será divulgado no dia 19 de junho.

Com o intuito de estimular a participação dos alunos, a Professora de Informática do Campus Calama, Camila Carolina Salgueiro Serrão, desenvolveu o projeto “Treinamento para a Olimpíada Brasileira de Informática”. Alinhado à OBI, o projeto tem como objetivo preparar, incentivar e divulgar a competição, especialmente entre os estudantes dos cursos técnicos, como uma estratégia para o sucesso e a permanência na área. O projeto obteve resultados positivos, resultando em um aumento de aproximadamente 400% no número de participantes em relação ao ano de 2022, estabelecendo um novo recorde para a instituição.

“Fiquei muito feliz com a participação dos alunos do campus, o número de inscritos superou as expectativas. Agora estamos ansiosos pelo anúncio dos resultados da fase 1”, comenta a docente.

Davi Tavares dos Santos, aluno do 1º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, participou pela primeira vez da Olimpíada e expressou sua felicidade com a oportunidade de adquirir experiência. Ele também elogiou o Treinamento da OBI, afirmando que foi uma excelente preparação para a competição.

A coordenação do projeto “Treinamento para a Olimpíada Brasileira de Informática” é realizada pela Professora Camila Carolina Salgueiro Serrão, contando com os colaboradores Cledenilson Souza Martins, Fernando Dall’Igna e Brenda Vasconcelos de Araújo.

A Olimpíada Brasileira de Informática tem continuidade em suas próximas fases: estadual e nacional. Os participantes da fase local do Campus Calama estão ansiosos pelo anúncio dos resultados, enquanto continuam se preparando para as etapas seguintes. A competição é uma oportunidade valiosa para estimular o interesse pela área de Ciência da Computação e promover o desenvolvimento de habilidades em lógica e programação entre os estudantes.

• Olimpíada_Calama_1
  • Olimpíada_Calama_2