Comunidade Karitiana participa da entrega de certificados do Projeto Costurando Laços de Parente

Publicado: Terça, 23 de Mai de 2023, 08h19 | Última atualização em Terça, 23 de Mai de 2023, 08h19 | Acessos: 50506

O cacique antenor KaritianaO Cacique Antenor Karitiana esteve acompanhando sua comunidade na cerimônia de certificação do Curso de Corte e Costura ministrado na comunidade Central Karitiana. O curso de Corte e Costura é parte do Projeto Costurando Laços de Parente, que formou nessa etapa 26 mulheres daquela comunidade, que está localizada cerca de 90 quilômetros da capital. Na tarde de sexta-feira, 19, além da cerimônia de certificação do curso, houve ainda a exposição do artesanato produzido por eles, como adornos e adereços para decoração, no hall de entrada do auditório do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) - Campus Porto Velho Calama.

Participaram na ocasião, a professora Ana Cristina Leandro, coordenadora Regional de Educação de Porto Velho; o Diretor-Geral do Campus Calama, Leonardo Pereira Leocádio, e a professora Iranira Geminiano de Melo, articuladora das ações junto aos povos originários, que foi elogiada e recebeu os agradecimentos da direção pela sua atuação junto a essas comunidades.

A professora Ana Cristina parabenizou as alunas concluintes e elogiou a parceria junto ao IFRO. O Cacique Antenor Karitiana também enalteceu o papel do IFRO que, segundo ele, foi ao encontro dos indígenas na própria comunidade. Ele também afirmou que junto com a professora Gracilene percorreu todas as aldeias para anunciar o projeto e aproveitou para solicitar mais cursos para a comunidade, “para que se tornem profissionais”, mas solicitou especialmente cursos de informática e outros que possam gerar renda para as famílias.

Antenor também citou o orgulho por ter no IFRO em todo o Estado mais de 200 alunos indígenas nas mais diversas áreas do conhecimento. “O IFRO caiu do céu para os povos indígenas”, disse, pedindo para que o IFRO não perca o diálogo com aquela comunidade.

Segundo a professora Iranira, esse projeto, que é coordenado pelo professor Reginaldo Martins, foi iniciado ainda em 2021 e neste ano foi feita uma nova etapa, entre os meses de março e abril, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Ela também sugeriu que as formandas busquem tutoriais na internet para que elas possam obter aperfeiçoamento na costura.

Entre as formandas, Maria Vilani Karitiana, conta que aprendeu a costurar roupas de criança. Yjjek Karitiana também achou bom o curso e quer continuar. Ela também já costura roupas de crianças e peças íntimas. Terezinha Karitiana, também se diz satisfeita por já saber costurar bermudas, alças e camisas masculinas. Daniela Karitiana também já costura roupas de crianças e camisas. Todas elas receberam os certificados pelo curso de formação inicial em corte e costura.

Na ocasião, o ex-presidente da associação, Clecio Karitiana, agradeceu ao IFRO e às professoras Iranira e Xênia Barbosa pela realização dos cursos dentro da aldeia. Também destacou a importância de cursos técnicos que possam promover geração de renda para a comunidade. A professora indígena Márcia Mura e seu marido, o indigenista Iremar Ferreira, também participaram do evento.

O Diretor-Geral do Campus Calama, Leonardo Pereira Leocádio, encerrou a cerimônia destacando a satisfação por concluir mais essa etapa na promoção desse curso às mulheres indígenas. Agradeceu o empenho das professoras Iranira e Monikke, bem como à professora Flávia, que ministrou o curso. Ele detalhou os cursos existentes no Campus Calama e disse que é dever da instituição também contemplar essas comunidades, apesar da dificuldade de deslocamento para chegar até elas. Agradeceu a parceria de Elivar Karitiana e a dedicação da professora Xênia Barbosa. Ele disse que deseja que as alunas façam bom proveito com o curso de Corte e Costura e espera que venham outros no futuro para a melhoria de renda daquela população.

• Clécio_Karitiana
  • Diretor_Leonardo_Leocádio