Alunos do Campus Calama recebem em doação computadores que foram recuperados

Publicado: Sexta, 19 de Mai de 2023, 14h48 | Última atualização em Sexta, 19 de Mai de 2023, 14h48 | Acessos: 47283

Computadores recuperadosO Departamento de Assistência ao Educando (Depae) do Campus Porto Velho Calama, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), está finalizando a doação, aos alunos, de computadores que foram recuperados pela Coordenação de Gestão de Tecnologia da Informação (CGTI).

A CGTI recuperou cerca de cem Unidades Centrais de Processamento (CPUs) que foram recebidas a título de descarte do Tribunal de Justiça de Rondônia. Com o auxílio de alunos estagiários dos cursos Técnico em Informática e de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), o setor recuperou os equipamentos para doação aos alunos. O Depae estabeleceu como critérios para doação dos equipamentos aos alunos, que eles estejam cursando, no mínimo, três disciplinas e que sejam contemplados por auxílios de assistência estudantil (auxílio moradia; apoio à permanência e auxílio complementar).

Segundo a Assistente de Alunos do Depae, Naara Monteiro, também é necessário que o aluno não tenha impedimento no setor; que não possua equipamento de informática e que também não tenha recebido recursos para aquisição desses equipamentos por meio de edital; bem como alunos que não estejam cursando o último ano de seus cursos.

Como não há monitores e teclados para acompanhar as CPUs, também é solicitado para que as famílias dos alunos se comprometam em adquirir esses equipamentos para complementar o conjunto de informática. Alunos acompanhados pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) também foram contemplados com a doação de CPUs.

Foram elencados 64 alunos dos cursos integrados e 34 dos cursos de graduação para receber os equipamentos. De acordo com a Coordenadora do Napne, Elaine Márcia Souza Rosa, “a restauração e doação dos computadores aos estudantes socioeconomicamente vulneráveis foi uma iniciativa incrível. Tivemos seis estudantes com necessidades educacionais específicas que foram contemplados. É a inclusão acontecendo! Parabéns aos envolvidos neste processo!”, destaca.

• Computadores_recuperados
  • Computadores_recuperados1