Alunas do Ensino Médio em Química do Campus Calama contam experiência com intercâmbio nos Estados Unidos

Publicado: Quarta, 29 de Março de 2023, 18h51 | Última atualização em Quarta, 29 de Março de 2023, 18h54 | Acessos: 20629

Simulação da sessão da ONU

Foi no mês de janeiro deste ano que as estudantes Vitória Mayra da Silva Souza e Mag Borges, do 3º ano do Curso Técnico em Química do Campus Porto Velho Calama, do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), viajaram aos Estados Unidos para um intercâmbio na Universidade de Yale, localizada em New Haven, em Connecticut, onde participaram de uma simulação de uma sessão da Organização das Nações Unidas (ONU).

A Universidade de Yale é uma instituição de ensino superior, que tem mais de 300 anos, sendo a mais antiga e uma das mais conceituadas universidades dos Estados Unidos. Vitória Mayra diz satisfeita que “foi uma experiência incrível, indescritível. Hoje eu fico sem acreditar que tudo isso foi possível”, conta ao afirmar que batalhou muito para alcançar esse sonho. “Passamos noite em claro fazendo projetos pra dar tudo certo. Estar lá foi a comprovação de que tudo teve resultado”, conta a aluna, observando que a experiência mostrou “que é possível alunos de escola pública chegarem a lugares como aquele”, principalmente porque tiveram o apoio dos professores e da instituição. “Sem o apoio dos professores, eu creio que a gente não teria chegado lá, porque o IFRO já é difícil por si, pelas matérias que a gente tem aqui e a gente se envolveu em um monte de coisas. Chegar lá foi um significado de resistência e de luta”, ela afirma que o mais incrível foi conhecer pessoas do mundo inteiro. “Eu consegui me conectar com culturas e costumes diferentes tudo ao mesmo tempo. Aqueles dias foram maravilhosos”.

Da mesma forma, Mag Borges também enfatiza a importância da experiência: “A experiência em si foi muito gratificante. Muito diferente de tudo o que a gente poderia imaginar. A gente aprende em todos os aspectos, tanto com as partes boas, quanto com os perrengues e em todas as circunstâncias foi edificante. Abriu e ampliou os nossos horizontes e o limite de visão que temos do mundo”, afirmou. Mag esclarece que, “querendo ou não, é uma realidade muito distinta do nosso cotidiano e mostra que existem muito mais opções do que é apresentado. Que o mundo tem muito mais barreiras e vai muito além do nosso campo de visão. Tudo isso foi graças a essa experiência que, como a Vitória disse, não poderia ter acontecido se a gente não tivesse todo o apoio da instituição e dos professores que nos incentivaram do início até o fim”, esclarece.

As alunas também participaram da simulação de uma sessão da ONU promovida pelos alunos da Universidade de Yale e Vitória resumiu a experiência como indescritível. Ao falar sobre o papel do IFRO em sua vida, Vitória disse que fala para todo mundo que o IFRO é o seu metaverso. “É uma das melhores escolas que eu já estudei por todo o apoio que eles nos dão. Aqui nos mostram que a gente é capaz mesmo de conseguir essas coisas”. Sobre o que espera do futuro, ela disse que pretende seguir na área de Diplomacia, fazendo Relações Internacionais ou indo para a área do Direito Internacional, mas ainda está decidindo. Neste último ano do Ensino Médio, está tentando ao máximo se organizar “para não deixar nenhuma oportunidade passar”. Como mensagem aos colegas da instituição diz para que tenham esperança e força de vontade. “Aqui no IFRO com força de vontade e a esperança, claro, você vai receber o apoio e vai perceber que você é capaz”.

Mag cita que tudo isso “é bem edificante e construtor para toda a minha experiência de vida. Eu espero que realmente consiga alcançar tudo aquilo que eu almejo, mas, principalmente, que eu me sinta bem com aquilo que faço. Que eu sinta que faço a diferença e que seja gratificante o meu cotidiano, exercendo a profissão que sentir que é importante para mim”. Ao discorrer sobre o futuro e uma carreira a seguir, Mag fala que desde sempre teve muita aptidão com pessoas e com a sociedade e que também sempre teve muito interesse na área de Medicina. “Então, eu acho que eu seria uma ótima Psiquiatra e pretendo sim seguir nessa área da psiquiatria tanto para estudar não só o indivíduo como também acabar estudando o social, o coletivo, porque, querendo ou não o indivíduo é afetado pelo coletivo”, afirma.

Ao falar sobre a importância da escola em sua vida, Mag diz que o IFRO “foi um divisor de águas, ele abre muitas portas para quem tem força de vontade, para quem corre atrás daquilo que é necessário e que se submete a todas as coisas que é preciso para conseguir o que deseja. Ele oferece isso se você tiver a determinação de alcançar esse objetivo. Então para mim ele foi muito importante. Não tem realidade melhor do que estar dentro de um campus federal, com professores de instituição federal e tudo isso foi muito importante para a minha formação e para eu ter chegado aonde eu cheguei”.

Aos colegas, ela diz para que tenham “muita determinação e muito esforço. O equilíbrio é a chave. É importante você focar na sua formação, mas é também importante você focar nos seus sonhos, nos seus desejos. Você tem que ter equilíbrio em todas as áreas para você conseguir alcançar algo que realmente seja importante para você”, conclui a estudante.

Atualmente as alunas se preparam para participar do Open Brasil - 2023, um Campeonato de Debates, do Instituto Brasileiro de Debates, que será realizado em Vitória (ES) no período de 28 de abril a 1º de maio, com a finalidade de debater os principais temas da atualidade. Elas se inscreveram e aguardam o resultado para ver se poderão participar desse evento.

• No_campus_de_Yale_com_a_bandeira_do_IFRO
  • Simulação_da_sessão_da_ONU