Estudantes do IFRO definem participação no atletismo em competições na Escola Marcelo Cândia

Publicado: Segunda, 20 de Março de 2023, 18h28 | Última atualização em Terça, 21 de Março de 2023, 13h11 | Acessos: 30927

Salto

Estudantes do Ensino Médio Integrado, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, do Campus Porto Velho Calama disputaram as provas atléticas dos Campeonatos Estaduais Caixa da Federação de Atletismo de Rondônia (FARO) Sub-20 e Adulto 2023, realizados na Pista de Atletismo da Escola Marcelo Cândia, no último sábado, 18.

Cerca de 100 alunos dos quatro cursos – Edificações, Eletrotécnica, Informática e Química – participaram de quinze provas de atletismo: lançamentos de disco e dardo; arremesso de peso; saltos em distância e em altura; além das corridas de 100, 200, 400, 800, 1500 e 5 mil metros.

Os resultados auferidos pelos estudantes nessas provas serão utilizados para a classificação nos Jogos Internos do Campus Calama (JICs), que ocorrerão no período de 24 a 28 de abril. “É uma alegria voltar a acompanhar alunas e alunos nas competições da Caixa realizadas pela FARO, além da integração, socialização e promoção das práticas corporais, os participantes fazem amizades que levam para a vida toda”, informou a professora de Educação Física, Iranira Geminiano de Melo.

Segundo ela, a iniciativa em fazer parceria com a Federação para que tais provas fossem vivenciadas pelos participantes de forma organizada e arbitrada por árbitros profissionais da Federação de Atletismo de Rondônia, traz maior fidedignidade aos resultados alcançados pelos jovens do campus.

Nesse ano foi especial também a participação dos quatro professores de Educação Física do campus acompanhando os estudantes: Alyne Santos, Juarez Neves, Iranira Melo e Olakson Pedrosa. Além do enfermeiro Thyere Ferrosil, do Técnico Administrativo em Educação, Moises Marques e da professora Sabrina. O apoio institucional é fundamental para o sucesso das ações esportivas com os estudantes e com a comunidade em geral, registraram os professores.

“Essa competição significou para mim uma quebra de barreiras e de inseguranças. Acabei percebendo que vencer não é competir com o outro, é derrotar os inimigos internos”, afirmou o estudante do 3º ano de Informática Vespertino, Ítalo Eduardo Maciel Tenório.

• Aluno-Calama
  • Arremesso