Campus Calama do IFRO irá oferecer curso preparatório para concurso da Secretaria de Estado da Educação

Publicado: Segunda, 13 de Março de 2023, 18h14 | Última atualização em Sexta, 17 de Março de 2023, 17h14 | Acessos: 40433

Campus Calama Projeto Superando a Exclusão

Serão oferecidas 70 vagas com inscrições abertas até esta quarta-feira, 15 de março
___________________________

Atualização: a coordenação disponibilizou a Lista de Convocação e Cadastro Reserva. Acesse neste link
___________________________

A coordenação de Formação Inicial e Continuada do Departamento de Extensão (Depex) do Campus Porto Velho Calama, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), irá oferecer um curso preparatório para capacitar pessoas da comunidade e servidores do Instituto para participarem do concurso público que será oferecido neste ano pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

O projeto, denominado “IFRO na Comunidade – Curso de Extensão ‘Superando a Exclusão’” será coordenado pela Assistente de Administração Leila Reis, do Depex, que informa sobre a organização do curso, tendo em vista as informações divulgadas pela Imprensa Oficial do Governo Estadual dando conta de certame a ser oferecido ainda neste ano por aquela secretaria, com vagas para os cargos de nível médio e superior.

Nesse sentido, segundo ela, houve um levantamento prévio entre grupos de concursos nas redes sociais sobre concorrência e perfil dos candidatos aos cargos. A coordenadora enfatiza ainda que durante o levantamento foi observado que muitos alunos do campus e demais interessados da comunidade externa almejam participar da seleção, porém, os custos para arcar com um curso de preparação são elevados e nem sempre alcançam alguns segmentos da sociedade.

Entre as prioridades, objetiva-se atender aos participantes das edições anteriores do projeto, a comunidade discente do IFRO que é beneficiada pelos programas de auxílios estudantis, bem como a comunidade externa em situação de vulnerabilidade econômica.

É neste sentido que o Depex se propõe a oferecer condições para que os alunos do campus e demais participantes externos possam ter uma oportunidade mais viável de participação, oferecendo 70 vagas no curso preparatório, que vai ofertar seis disciplinas, sendo: Legislação; Matemática; História e Geografia de Rondônia; Língua Portuguesa e Informática, cujas aulas serão distribuídas durante a semana, de segunda a sexta-feira, no horário das 19 às 21h, no período de 20 de março a 07 de julho do corrente ano.

Leila Reis enfatiza que há um número significativo de pessoas desempregadas no estado de Rondônia e “a perspectiva da abertura de um concurso público faz com que a esperança dos que almejam ingressar em cargo público reacenda. Contudo, estudar para o cargo que almeja é muito oneroso e acaba se tonando uma opção distante para uma parcela da sociedade. Desse modo, o projeto vem para atender essa demanda, buscando alcançar as pessoas em situação de vulnerabilidade, para que possam concorrer a essas vagas de forma justa e igualitária com os demais que possuem condições financeiras de arcar com as despesas de um curso preparatório particular”, destaca a coordenadora.

A classificação será feita por ordem de inscrição. As aulas serão ministradas no Campus Porto Velho Calama. As inscrições estarão abertas até esta quarta-feira, 15 de março, por meio do formulário eletrônico no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc_XEaOJJcdodYwSFaM0SelRm61BYZwFeOpkDreF60yeyY7Cg/viewform?usp=share_link