Painel operacional é desenvolvido para acompanhamento do consumo industrial de energia

Publicado: Sexta, 03 de Março de 2023, 10h51 | Última atualização em Sexta, 03 de Março de 2023, 10h51 | Acessos: 36460

Projeto Mais Rondônia ArteO Projeto ‘Mais Rondônia’, desenvolvido em parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec), vai instalar um medidor de consumo de energia, um sistema de acompanhamento do consumo de energia em tempo real e realizará o treinamento sobre consumo elétrico para 60 empresas no estado.

Inscrito no edital de transformação digital, promovido pela Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o projeto vai gerar um Sistema de Acompanhamento de Consumo de Energia em tempo real, que serão visualizados através de dashboards inteligentes (painéis operacionais) cujo principal foco é a transformação digital das empresas, possibilitando verificar as informações de forma simples, indicando situações que poderão reduzir o consumo elétrico para micro, pequenas e médias empresas.

De acordo com o Professor de Informática do IFRO Campus Porto Velho Calama, Kaio Alexandre Silva, os recursos do projeto foram revertidos na aquisição dos equipamentos para fazer a checagem do consumo de energia que serão cedidos sem custos às empresas, como também em bolsas para os alunos desenvolvedores. No IFRO, estão envolvidas nove pessoas entre eles também estão os professores Márcio Miranda (Biologia) e Fredi Rodrigues (Engenharia Civil), além de seis alunos dos cursos de Informática e de Engenharia de Controle e Automação.

Kaio explica que o consumo de energia é captado pelo equipamento e enviado ao sistema que está sendo desenvolvido que, segundo ele, está sendo chamado de “Vollti”. É um sistema inteligente para eficiência energética da indústria. Um software para web, que recebe dados do equipamento a ser instalado. Esses dados são tratados e apresentados de uma maneira simples para o empresário, explica o docente.

“Vamos, por exemplo, poder mostrar como está a proporção de uso de cada fase que, geralmente, são três. Vamos poder indicar, por exemplo, uma sobrecarga de fase que quando é identificada pode se chamar um eletricista para fazer uma manutenção dentro da rede e assim reduzir o consumo energético e evitar danos aos materiais que estão dentro dele”, explica.

“O procedimento todo é uma espécie de balizador que produz conteúdos para informar o que é a energia elétrica, porque muitos empresários não sabem como poderiam reduzir o consumo de energia”, exemplificando que há, por exemplo, horários em que o consumo é reduzido. Também, se há necessidade de uma iluminação muito intensa, eles podem trocar lâmpadas, mas muitas vezes não conhecem o processo para fazer essa transformação”, indica.

Tarifa branca

Kaio explica ainda que outra coisa a ser trabalhada dentro da transformação digital, da capacitação da energia, é o conhecimento sobre a tarifa branca, que é uma fase em que se pode pagar mais barato a energia, fora dos horários de pico, que tem no país todo e tem no estado de Rondônia. É basicamente das 17h30 até às 22h30, que é considerado horário de pico, onde se paga mais caro pela energia. “Poderiam aderir à tarifa branca, e pagar mais barato na energia que estão consumindo”.

O projeto será oferecido sem custo para as empresas que aderirem. A adesão das empresas está sendo feita pelo Senai. O projeto vai desenvolver o ambiente virtual de aprendizagem que será disponibilizado para a empresa, para capacitá-los. Como o desenvolvimento do projeto é custeado pela ABDI, as empresas não terão custos para utilizar o software.

A estimativa, segundo Kaio, é a de terminar o sistema até o final do mês de março e começar a implantar nas empresas a partir do mês de abril. As empresas poderão se habilitar por meio do formulário de cadastro inserido aqui: https://bit.ly/maisrondonia

• Professor_Fredi_grava_aulas_para_o_Vollti
  • Projeto_Mais_Rondônia_-_Arte