Campus Calama promove acolhimento e integração discente

Publicado: Terça, 14 de Fevereiro de 2023, 10h20 | Última atualização em Terça, 14 de Fevereiro de 2023, 10h33 | Acessos: 54826

Acolhimento e integração auditórioComo parte da Semana Pedagógica, o Campus Porto Velho Calama, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRO), promoveu o acolhimento e a integração dos alunos dos cursos técnicos de nível médio, integrados e subsequentes, como também dos acadêmicos de graduação, no período de 8 a 10 de fevereiro. Na abertura deste ano letivo estão ingressando no campus mais 640 estudantes.

As boas-vindas aos alunos foram dadas pelos dirigentes dos diversos setores do campus, em ações que foram realizadas em turnos diferenciados no auditório do Instituto, que contou com a apresentação dos gestores dos diversos departamentos e núcleos: Direção-Geral (DG); Departamento de Ensino (DE); Departamento de Apoio ao Ensino (Dape); Departamento de Apoio ao Estudante (Depae); Departamento de Extensão (Depex) e Departamento de Pesquisa e Inovação (Depesp).

O Diretor-Geral do Campus Calama, Leonardo Pereira Leocádio, acompanhado dos demais gestores de cada área, deu as boas-vindas aos novos alunos, ocasião em que explanou sobre a missão do IFRO na sociedade, que segue as regras do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e dá embasamento à gestão; discorreu sobre sua carreira profissional, que também iniciou num instituto federal e destacou os cursos ofertados pelo Campus Calama.

Na ocasião, cada dirigente também explanou sobre o funcionamento de seus setores; a proposta pedagógica e a organização escolar do instituto, que desenvolve uma educação emancipadora; o papel das instituições de ensino e da família; organização dos horários; os programas de assistência estudantil, bem como os direitos e deveres dos alunos.

Também explanaram sobre os projetos em que os novos alunos podem se credenciar para participar, além da modificação de carga horária que estará sendo realizada a partir deste ano. Os ingressantes do ensino médio técnico estarão atuando de forma integral durante três dias por semana.

A programação contou também com ações culturais desenvolvidas em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), com a apresentação do monólogo “Eva, um solo poético”, pela atriz Kaline Leigue, pesquisadora do corpo energético e ancestral, formada em artes cênicas pelo Conservatório Dramático e Musical Carlos de Campos em Tatuí/SP. Houve ainda a mini-oficina “Roda de Práticas Audiovisuais”, ministrada pelo produtor cultural Édier William e a mostra de artes visuais “O Fabuloso Mundo de Vitor Macena”, com uma série de quadros expostos no saguão do auditório.

Os novos alunos também participaram da visita guiada, conhecendo as instalações físicas do campus, setor administrativo, biblioteca, salas de aulas, laboratórios, refeitório, complexo poliesportivo e campo de futebol, atividade que foi desenvolvida por alunos do Grêmio Estudantil do IFRO (Grifo), em parceria com os demais setores do campus. A partir do acolhimento e integração, os estudantes passam por uma etapa de nivelamento das disciplinas para acompanhar o calendário regular do Campus Calama.

• Acolhimento_e_integração_auditório
  • Alunos_no_auditório.1JPG