Acadêmicos do Campus Porto Velho Calama aprovam artigo de serious games em evento de computação em Santa Catarina

Publicado: Segunda, 30 de Janeiro de 2023, 18h08 | Última atualização em Segunda, 30 de Janeiro de 2023, 18h33 | Acessos: 55703

Denise explica regras do jogo OlympiaQuiz

O projeto denominado Olympia Quiz, que trata sobre o desenvolvimento de um jogo sério de tabuleiro voltado à aprendizagem da história do atletismo nos jogos olímpicos foi desenvolvido por alunos do Ensino Médio em Informática e alunos da Engenharia de Controle e Automação do Campus Porto Velho Calama, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), ainda em 2020, e evoluiu para um artigo científico que será apresentado na próxima edição do evento Computer on the Beach, que será realizado no final do mês de março em Florianópolis – SC.

O projeto do jogo foi orientado pelos professores Iranira Geminiano de Melo (Educação Física), Kaio Alexandre da Silva (Informática), Daniela Tissuya Silva Toda (Informática) e Diana Ketlem Paula do Nascimento (Inglês).

Denise Dandara Gomes de Carvalho Severo, 18 anos, estudante do 3º período do curso de graduação em Engenharia de Controle e Automação do IFRO, cursou o Ensino Médio Técnico em Informática, quando desenvolveu junto a outros sete colegas o Jogo Olímpia Quiz. O foco principal do jogo, segundo ela, não é tratar sobre regras ou sobre o funcionamento do atletismo, mas sim sobre os contextos histórico e social da época em que são enfocados os eventos. “A gente fez de uma forma que pudesse tratar a história das Olimpíadas desde quando surgiu, até os dias atuais, contextualizando com os fatos históricos e sociais”.

Para desenvolver o jogo, Denise esclarece que primeiro eles fizeram uma pesquisa sobre os dez principais atletas de todos os continentes. “Nós situamos esses atletas de acordo com os marcos históricos das épocas em que eles pertenciam, no seu próprio país ou no contexto social da época”, comenta. Professor Kaio crachá com os acadêmicos Carlos Denise e Welliton

Eles também pesquisaram sobre gamificação, que é o fato de se adotar conceitos de jogos dentro do processo de aprendizagem, trazendo para a sala de aula desafios, regras e situações dos jogos, de forma que, quando vai jogar, o aluno estará aprendendo sobre a temática envolvida, nesse caso, os fatos históricos e o atletismo nas Olimpíadas.

O projeto gerou o artigo científico que foi submetido e aceito no congresso Computer on the Beach 2023, um evento técnico-científico que reúne profissionais, pesquisadores e acadêmicos da área de computação, que discutem as tendências de pesquisa e mercado da computação em diversas áreas. O Computer on the Beach tem como pano de fundo a educação, o entretenimento, a saúde, o meio ambiente e a cultura digital. Neste ano, o evento terá como temáticas a discussão sobre Educação de Qualidade; Igualdade de Gênero e Indústria, Inovação e Infraestrutura.

De acordo com o professor Kaio Alexandre da Silva, o artigo que tem como título: "Development of an unplugged game as a learning object for teaching the history of athletics in the olympic games" foi produzido pelos acadêmicos: Denise Dandara Gomes de Carvalho Severo, Welliton da Silva Belém, Luiz Paulo Bitttencourt e Carlos Eduardo Santos Souza. Todos eles participam do Grupo de Pesquisa em Soluções Tecnológicas (GOTEC) do Campus Porto Velho Calama, sob a orientação do professor Kaio. De 30 de março a 01 de abril, o artigo será apresentado no Computer on the Beach 2023 em Florianópolis – Santa Catarina. Conheça mais sobre o projeto pelo link: https://youtu.be/IfK1oPbkeak