Campus Calama recupera computadores de descarte para doação e utilização pelos alunos

Publicado: Terça, 17 de Janeiro de 2023, 19h48 | Última atualização em Terça, 17 de Janeiro de 2023, 19h50 | Acessos: 73103

Estagiários montagem e manutenção de computadores

A Coordenação de Gestão de Tecnologia da Informação (CGTI) do Campus Porto Velho Calama, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), está recuperando cerca de cem Unidades Centrais de Processamento (CPUs) que foram recebidas a título de descarte do Tribunal de Justiça de Rondônia.

De acordo com o Coordenador de Tecnologia da Informação, Tiago Lins de Lima, os equipamentos estão sendo recondicionados por meio de ensino e aprendizado junto a seis alunos estagiários do Ensino Médio Técnico em Informática e acadêmicos do Ensino Superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Segundo Tiago, essa ação é importante para a experiência dos alunos que já conseguiram recuperar e montar 15 impressoras e 50 computadores do Campus Calama. Agora, eles estão desenvolvendo essa ação na recomposição das cem CPUs (principal item de hardware do computador), também conhecidas como processador ou cérebro do PC. “Além do aprendizado, a ação representa uma economia para a unidade e vai colaborar para a utilização de alunos que receberão os equipamentos em doação”, informa o coordenador.

Os equipamentos serão doados em data oportuna, com acompanhamento do Departamento de Assistência ao Educando (Depae), que vai estabelecer como critérios para as doações os alunos que tenham a menor renda familiar; os alunos com deficiência e renda insuficiente, como também aqueles que recebem auxílio financeiro do IFRO. Como não há monitores para acompanhar as CPUs, as doações deverão ser feitas para aqueles alunos que consigam integrar os monitores, para que os equipamentos não sejam subutilizados.

• Computadores_refeitos
  • Computadores_refeitos_1