Campus Calama forma alunos dos cursos de Pintura em Obras Imobiliárias e Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis

Publicado: Segunda, 09 de Janeiro de 2023, 18h22 | Última atualização em Segunda, 09 de Janeiro de 2023, 18h26 | Acessos: 83273

Formação Alvorada e Qualifica Mais 1

No final do mês de dezembro de 2022, foi realizada no Campus Porto Velho Calama a cerimônia de certificação dos Cursos de Formação Inicial e Continuada em Pintura de Obras Imobiliárias e de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis, que formou 90 alunos no total. O Projeto Alvorada, realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), é destinado à capacitação de egressos do sistema prisional e formou nove alunos em Pintura de Obras Imobiliárias. Já o curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis faz parte do Projeto Qualifica Mais – Energif, uma iniciativa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação para fomentar a ampliação da oferta de profissionais qualificados para o segmento das energias renováveis, formou 81 alunos.

A cerimônia foi presidida pela Pró-Reitora de Extensão do IFRO, Goreth Reis, com a participação do Diretor de Planejamento do Campus Calama, Sidivan Alves do Nascimento, que representou no ato o Diretor-Geral, Leonardo Pereira Leocádio, da Professora Lígia Silveria Vieira da Silva, Coordenadora do Curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis, e que representou a Chefe do Departamento de Extensão, Monnike Yasmin Rodrigues do Vale. Acompanharam a cerimônia a Professora Xênia de Castro Barbosa, Chefe do Departamento de Pesquisa do Campus Calama, que coordenou o Curso de Pintura em Obras Imobiliárias; a Pedagoga Ingrid Suelen de Carvalho Estevão e o Gestor do Grupo Bingool Energia, Luciano Ramos Lima.

Durante a realização do curso de Eletricista, que teve duração de três meses, os alunos participaram da montagem de painéis fotovoltaicos em três tipos de telhado – fibrocimento, metálico em zinco e metálico em fibrocimento, para constatar a transformação direta da energia solar em energia elétrica, conforme informou a Professora Ligia Silveria, destacando que a montagem do sistema foi completa, com a colocação do inversor que transforma a corrente contínua para alternada. Ela informou ainda que a estrutura de montagem para as instalações foi fornecida pela Bingool Energia, que atuou em parceria com o Campus Calama. Segundo Lígia, esse tipo de formação está em alta, forma mão de obra qualificada, porém, é necessário que os alunos continuem com a atuação prática, para que não se esqueçam do conteúdo abordado no curso.

Representando os concluintes do Curso de Eletricista de Sistemas de Energia Renováveis, o aluno Leonir Cordeiro de Aguiar discursou representando a turma, quando afirmou sobre “a importância do aprendizado adquirido no curso, com excelentes professores e coordenadores”. Para ele, o curso foi de grande valia para poder ingressar no mercado de trabalho e se tornar um excelente profissional. “Consegui ampliar minha visão sobre energias renováveis e consegui aplicar minha visão com respeito à energia solar, no momento em que vivemos. Todo aprendizado levarei para minha vida”, destacou.

Alvorada: política de inclusão socioprodutiva

O aluno Iuri Passos de Carvalho disse que o Curso de Pinturas Imobiliárias, ministrado pelo IFRO “mudou realmente a minha vida, ou melhor, iniciou as mudanças. A mudança é um processo em longo prazo, mas o aprendizado é constante. Venho agradecer a todos os colaboradores que fizeram parte desse processo, administradores, professores, tutores. Deus abençoe a todos”, disse o formando.

A Professora Xênia de Castro Barbosa, que coordenou o Curso de Pintura em Obras Imobiliárias, disse que "o Brasil tem uma das maiores populações carcerárias do mundo, e essa população é predominantemente preta, pobre e de baixa escolaridade. Quando essas pessoas terminam de pagar a pena e retornam à sociedade, infelizmente encontram um mundo muito parecido com o que deixaram quando ingressaram no sistema prisional: ambientes de privação social, de insuficiência de políticas públicas, de violência, preconceitos e falta de oportunidades. Essa estrutura tende a contribuir com a reprodução de um círculo vicioso, de reincidência ao crime e repetidos encarceramentos. Com o projeto Alvorada, o IFRO exercitou de maneira singular e radical sua política de inclusão, buscando contribuir com a inclusão socioprodutiva de pessoas egressas do sistema prisional, por meio da Educação Profissional e Tecnológica. Avalio essa experiência como de sucesso, visto que todos os alunos que passaram pelo projeto agora possuem uma profissão e têm à sua disposição um meio lícito de obter trabalho e renda. Esses alunos foram acompanhados pelo IFRO por onze meses, e até o momento nenhum deles reincidiu na criminalidade. E alguns deles já são profissionais reconhecidos e disputados no mercado da construção civil. Espero que iniciativas como a do Projeto Alvorada tenham continuidade e que o IFRO possa continuar avançando na inclusão socioeducacional de todos os segmentos sociais", concluiu a professora.

• Adaptação_do_inversor
  • Formação_Alvorada_e_Qualifica_Mais