Trilhas Digitais: projeto de Ecoturismo do Campus Calama mapeia balneários na região metropolitana de Porto Velho e Candeias do Jamari

Publicado: Sexta, 06 de Janeiro de 2023, 19h15 | Última atualização em Sexta, 06 de Janeiro de 2023, 19h15 | Acessos: 80826

Calama Mapa balneáriosO Projeto de Extensão e Ecoturismo “Trilhas Digitais – Balneários de Porto Velho e Candeias do Jamari”, desenvolvido por professores, pesquisadores e alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, mapeia as áreas de lazer existentes na região metropolitana de Porto Velho, indicando vinte balneários existentes entre a capital e o município de Candeias do Jamari.

Coordenado pela Professora de Geografia Josélia Fontenele Batista, o projeto atendeu ao edital 5/2021/REIT-PROPESP/IFRO, com o apoio do Núcleo de Estudos Históricos e Literários (NEHLI) e do Grupo de Pesquisa em Geografia e Ordenamento do Território na Amazônia (GOT-Amazônia). Além de mapear os balneários da cidade de Porto Velho e Candeias do Jamari a partir do uso de geoprocessamento e divulgação da web por meio de sites e inclusão no Google Maps para maior difusão dos dados, o projeto visa promover a educação ambiental para o Turismo Rural, estimulando a dinamização de atividades turísticas e contribuindo para o crescimento e consolidação de atividades econômicas locais.

De acordo com a docente, essa ação se liga à disciplina de Geografia, buscando realizar uma intervenção positiva da consciência ambiental e o estímulo ao uso dos recursos naturais de forma sustentável. Segundo Josélia, o projeto se propõe a contribuir e estimular o desenvolvimento da atividade ecoturística de lazer, utilizando de forma adequada os rios e igarapés das cidades de Porto Velho e Candeias do Jamari.

Mapas e cartilha

Além de mapas digitais e mapas interativos, com atualização frequente, registros fotográficos e localização dos balneários, foi também produzida uma cartilha de educação ambiental para usuários de rios e igarapés, que indica práticas de gestão, pontuando ações para tornar os locais mais agradáveis. A cartilha destaca que o ecoturismo implementado em conjunto com a EPS (Economia Popular Solidária) é apresentado como uma alternativa mais benéfica, pois, tendo base comunitária, incentiva e valoriza o comércio, a cultura e os recursos locais, podendo atuar no combate à exclusão social e à pobreza.

Entre outras atividades, a cartilha detalha ações para a infraestrutura e manutenção dos balneários; ações para preservação das águas, cuidados com os animais, conscientização para turistas e visitantes, medidas de segurança e preservação da natureza.

Economia turística

Segundo a Professora Josélia, a maioria dos balneários das cidades de Porto Velho e Candeias do Jamari pertence a unidades familiares que geram seu pequeno negócio para subsistência. E os membros se dividem entre cozinhar, atender, monitorar e gerenciar. Essas ações ocorrem de forma intuitiva e as informações sobre seu potencial, dias e horários de visitação e as distâncias ainda ficam confusas. Com o projeto, pretende-se criar oportunidades de aumentar a lucratividade dos espaços existentes, melhorando a qualidade ambiental e a conservação dos recursos hídricos atualmente utilizados.

Foram mapeados quinze balneários em Porto Velho: Cachoeirinha, Taboca, Souza, Água gelada, Bebel, Banho 21, Jacutinga, Lagoa Azul, Mata Verde, Sesc, Rio Verde, Jalapão, Vila Calderita, São Carlos e Praia de Jaci Paraná; e cinco em Candeias do Jamari: Antônio Domingos, Souza, Paraíso do Bené, Folha Verde e Rio Preto.

Acesse o Mapa dos balneários e a Cartilha nos links: https://maps.app.goo.gl/ENkRxXtdSiX2F7Ji8?g_st=iw e https://bityli.com/TRILHAS-DIGITAIS

• Calama_-_Mapa-balneários
  • Calama_-_Trilhas_Digitais_2022_Cartilha_Capa_page-0001