Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Calama realiza cerimônia de formatura de três cursos de graduação: Licenciatura em Física, ADS e Engenharia de Controle e Automação

Publicado: Sexta, 23 de Dezembro de 2022, 10h52 | Última atualização em Sexta, 23 de Dezembro de 2022, 10h52 | Acessos: 65232

Formatura Calama ADS ECA FisicaFoi realizada a formatura de três cursos de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama: Análise de Desenvolvimento de Sistemas (ADS), Licenciatura em Física e Engenharia de Controle e Automação. A cerimônia ocorreu em 20 de dezembro, com a outorga de grau a 24 acadêmicos. Emocionados por estarem concluindo mais essa etapa de estudos, os formandos participaram da cerimônia realizada no auditório da instituição, acompanhados dos pais, amigos e demais familiares.

A formatura contou com a participação da Professora Sheylla Chediak (que na ocasião representou o Reitor Pró-Tempore do IFRO) e do diretor de Planejamento do Campus Calama, Sidivan Alves do Nascimento (representando a Direção-Geral da unidade). A mesa de abertura contou também com a participação dos Coordenadores dos cursos: Elisângela Bibá Gomes (ADS); José Diogo Forte de Oliveira Luna (ECA) e Mauro Guilherme Ferreira Bezerra (Física); e dos Paraninfos Rafael Pitwak Machado Silva (ADS); Artur Vitório Andrade Santos (ECA) e Sandra Monteiro Gomes (Física).

Os professores dos cursos certificados também participaram da cerimônia. Foram patronos da formatura os Professores Fernando Dall’igna (ADS); José Diogo Forte de Oliveira Luna (ECA) e Davi Diego de Almeida (Física). Após a abertura solene pela reitora substituta, os representantes dos cursos Rodrigo Fernando Roca Costa (ADS); Mariane de Barros Andrade (ECA) e Antonio Lunguinho dos Santos (Física) conduziram o juramento junto aos formandos que prometeram dignificar as profissões para as quais estavam recebendo a formação, observando os códigos de ética; o aperfeiçoamento da ciência; o respeito à natureza; o trabalho para o bem da humanidade, sem se deixar influenciar pelo poder da tecnologia; contribuindo pela transformação social e a igualdade de oportunidades; pelo progresso da cultura e comprometidos com uma educação tecnológica e de qualidade.

Na sequência da cerimônia, Chediak conferiu a outorga de grau aos acadêmicos Rodrigo Fernando Roca Costa (ADS); Fátima Eduarda do Nascimento Morais (ECA) e Joice Vânia do Carmo Galúcio (Física), que representaram os demais formandos – declarando que, a partir daquele momento, todos eles “usufruem de todos os direitos e prerrogativas que a as leis da República conferem à certificação”.

Ao discursar em nome de sua turma, o Analista de Sistemas Gedivaldo Mateus Teixeira disse ser essa profissão uma das mais requisitadas hoje em dia, sendo eles os responsáveis por onde se olha no mundo tecnológico. Lembrou os desafios, lutas e dificuldades, porém, afirmou estarem “mais perto dos objetivos futuros”. Lembrou o cientista da computação Alan Kay, que afirma “que a melhor forma de prever o futuro é criá-lo”. Assegurou que eles são extraordinários, citou ainda Bill Gates para garantir que “a persistência é amiga da conquista”. Agradeceu aos professores, aos colegas e aos pais pelo apoio e pela vitória ora alcançada.

O Engenheiro de Controle e Automação Fabrício Lopes Coelho Júnior discursou em nome de sua turma. Agradeceu a Deus e aos convidados, lembrando as expectativas do início do curso e afirmando que a cada período os conceitos eram renovados. Recordou histórias, brincadeiras, momentos difíceis, pandemia, como também os encontros virtuais que, segundo ele, fortaleceram os laços. Agradeceu o empenho dos professores e disse que eles construíram uma história de perseverança e superação, afirmando que agora “abre-se um mundo de possibilidades”.

A Física Amanda Lucilene Santos Carvalho relembrou as dificuldades enfrentadas durante o curso e lamentou pelos colegas que não puderam chegar até o final. Afirmou que “ninguém chega sozinho a lugar nenhum. “A cada desafio, percebíamos a importância de se ter pessoas com quem contar para auxiliar nas dificuldades”. Também lembrou que se fosse definir essa trajetória com uma palavra, seria “perseverança”. Citou a apresentadora de TV e filantropa americana, Oprah Winfrey, para afirmar “que a maior recompensa não é financeira, mas sim uma vida preenchida de substância e significado, fazendo aquilo que acreditamos ser a verdade”.

O Professor Rafael Pitwak Machado Silva, paraninfo da turma de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, fez um histórico sobre a primeira tentativa de alguns professores em implantar ainda em 2010 um curso na área de tecnologia para quem não pudesse cursar de dia e seria oferecido no período noturno. Contudo, lembrou que naquele momento a proposta não obteve êxito, mas com a persistência deles, conseguiram aprovar o curso em 2016. Segundo ele, foram grandes desafios para qualificar professores em mestrado e doutorado, montar laboratórios, até a primeira avaliação do Ministério da Educação, que conferiu nota 4 ao curso. Posteriormente, veio a pandemia e novos desafios, lembrando a todos que nada vem sem esforço e sem luta. “Vocês entram no mercado agora por conta do esforço feito desde 2010 até agora”, disse, mostrando que o resultado desse esforço “chama-se legado. É o que fica, a herança, e vocês agora vão construir o legado de vocês. Por isso devem planejar pensando no futuro, fazendo o bem, sem egoísmo e vaidades”.

Paraninfo da turma de Engenharia de Controle e Automação, o Professor Artur Vitório Andrade dos Santos disse estar emocionado e feliz por ser escolhido como paraninfo da turma. Falou sobre a importância daquele momento não só para os formandos, como também para os familiares, a quem dedicou respeito e admiração pelo incentivo. Ao lembrar a pandemia, disse que foi a capacidade de flexibilidade e adaptação que os fez chegar até esse momento e que são essas qualidades que eles precisarão ter a cada momento na profissão que escolheram. Também observou a necessidade de continuarem estudando para se adaptarem às condições que o mercado exige. Segundo ele, “a sorte é o resultado da preparação com a oportunidade”.

Sandra Monteiro Gomes foi a paraninfa da turma de Licenciatura em Física. Cumprimentou os participantes da mesa e os familiares dos formandos, afirmando sobre o respeito que nutriu pelos acadêmicos ao acompanhar a evolução deles durante esses quatro anos. A docente abordou a profissão da docência, “que passa por um processo de desvalorização, mesmo sem prestígio social, salários justos e boas condições de trabalho, é a que deixa maiores legados para a humanidade”, sendo que nenhum profissional tem o poder de impactar o futuro tanto como o professor. Com referência a Newton e Einstein, a professora os instigou “para criarem suas próprias ferramentas e metodologias, a partir da realidade e dos desafios que aparecerem pela frente, uma vez que receberam do IFRO os subsídios necessários para serem grandes profissionais”. E amparada em Rubem Alves, ela disse que “ensinar é um exercício de imortalidade, pois o professor vive um pouco em cada um”.

Representando o Diretor-Geral do Campus Calama (Leonardo Pereira Leocádio), o Diretor de Planejamento Sidivan Alves do Nascimento disse compartilhar da alegria dos presentes e estar feliz por rever conhecidos, alguns para os quais lecionou ainda no começo dos cursos. Lembrou que o IFRO continua cumprindo a missão de desenvolver educação de excelência, considerando os problemas que todos tiveram que enfrentar para superar os dois anos de pandemia. Parabenizou a todos os formandos que acreditaram e persistiram e hoje estão colhendo os frutos dessa persistência, afirmando que enfrentando ou não os desafios, o tempo passa do mesmo jeito. “Vocês fizeram com maestria para atuarem com excelência nas suas profissões”, disse, lembrando que o papel do IFRO não é só o de formar, mas também auxiliar no desenvolvimento de cada um. Também lembrou a nota 4 auferida ao Curso de Engenharia de Controle e Automação e agradeceu a todos, aos professores e técnicos que contribuíram para isso. Finalizou dizendo que o IFRO estará sempre aberto para novos cursos e novas parcerias profissionais.

Antes do pronunciamento da Professora Sheylla Chediak, que representou o Reitor Pró-Tempore, Edslei Rodrigues de Almeida, foi feita a entrega dos certificados aos novos profissionais de Análise de Desenvolvimento de Sistemas, Licenciatura em Física e Engenharia de Controle e Automação. Ela transmitiu as congratulações e votos de sucesso profissional enviados pelo Reitor Edslei a todos e se disse honrada por representá-lo e também por fazer parte da equipe docente do Campus Calama. Agradeceu aos professores e expressou sua admiração pelo profissionalismo na condução do trabalho educativo do IFRO. Aos formandos disse que a “colação de grau é um importante acontecimento na vida de uma pessoa, para os familiares, como também para os educadores e a instituição de ensino”.

Ainda nas palavras de Chediak foi exaltado o esforço que cada um teve que fazer para “superar um momento de crise sanitária global, que restringiu a interação humana”, sendo que “precisamos uns dos outros para aprender, crescer, incentivar e nos inspirar”. Segundo ela, o processo de aprendizagem nem sempre é divertido, podendo ser doloroso e desafiar as limitações, seja de aprendizagem, de renúncia aos momentos com a família e no cumprimento das atividades. “Hoje vocês são reconhecidamente profissionais qualificados para atuar no mundo do trabalho e pelo acesso que tiveram, estão preparados para se comprometerem com o desenvolvimento humano, social e ambiental, na perspectiva dos direitos humanos, do combate às desigualdades, com princípios éticos e democráticos”, concluiu.

 

Persistência e foco

O Policial Militar Clinger Paulo dos Santos formou-se em Licenciatura em Física. Ele também lamentou a evasão dos alunos que desistiram no meio do caminho por efeito da pandemia e também pela dificuldade do curso que, segundo ele, exige muita dedicação, disciplina, persistência e foco. Além disso, Clinger disse que tem que ter apoio de um grupo para superar tais dificuldades. No caso dele, citou o apoio que obteve de sua esposa, Katiana Soares de Oliveira, que também estava assistindo à cerimônia. Ele observou também que os professores são “altamente qualificados” e isso auxilia para que “sigamos em frente”. Para os novos alunos, Clinger deixa uma mensagem “sejam persistentes e nunca desistam de seus objetivos”.

 

Satisfação impagável

A nova Engenheira de Controle e Automação, Juliana Araújo Flores, tem 24 anos e formou-se com mais três colegas mulheres e cinco homens. Segundo ela, o curso é difícil e exige muita dedicação. Ela iniciou o curso no Instituto Federal do Amazonas e posteriormente transferiu-se para o IFRO. Juliana está feliz, pois já está trabalhando em sua área, na Companhia de Energia. Disse que recebeu muitos estímulos da família e também da instituição, em que participou de projetos e recebeu auxílios moradia e alimentação que possibilitaram para que ela continuasse os estudos. Ela também deixa a mensagem para que os novos alunos não desistam, para que enfrentem as dificuldades porque “a satisfação é impagável”.

 

Sensação ótima

“É uma sensação ótima”, assim o Analista de Sistemas Diego Felipe de Almeida Beleza resumiu como estava se sentindo ao falar sobre a formatura. Lembrou o apoio da família, principalmente de sua irmã, como também como as dificuldades para acompanhar os estudos durante a pandemia. Elogiou o IFRO, afirmando que a instituição auxilia as pessoas e essa contribuição “vai levar para a vida”. Disse que se puder volta para buscar novos conhecimentos e também pensa em lecionar no futuro.

  • Formatura_Calama_-_ADS_ECA_Fisica
  • Formatura_Calama_-_Amanda_Lucilene_Santos_Carvalho_-_Fisica
  • Formatura_Calama_-_ECA_Mariane_de_Barros_Andrade
  • Formatura_Calama_-_Fisica_-_Antonio_Lunguinho_dos_Santos
  • Formatura_Calama_-_Profa._Sheylla_Chediak_repr_reitor
  • Formatura_Calama_-_Professora_Sandra_Monteiro_Gomes_-_paraninfa_Física
  • Formatura_Calama_-_Rodrigo_Fernando_Roca_Costa_juramento_ADS
  • Formatura_Calama_-_Sidivan_Alves_do_Nascimento
Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.