Roda de conversa sobre inclusão sensibiliza alunos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Campus Calama

Publicado: Quarta, 23 de Novembro de 2022, 17h35 | Última atualização em Quarta, 23 de Novembro de 2022, 17h35 | Acessos: 63339

Campus Calama ADS roda de conversa sobre acessibilidade

Uma roda de conversa com o tema “Acessibilidade é um direito de todos” foi promovida pelo Campus Porto Velho Calama do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) para os alunos do 2º e 6º períodos do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS).

O evento, realizado no mês de outubro, foi coordenado pela professora Vanessa Pereira de Sousa, da disciplina Inclusão em Tecnologia, com a participação do professor de Informática Fernando Dall’Igna e apoio do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne), de onde a professora é também vice-coordenadora.

Para sensibilizar os alunos, a professora pediu para que eles vendassem os olhos, numa forma de sensibilizá-los sobre as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência visual. Os estudantes participaram de toda a aula de olhos vendados e puderam sentir as dificuldades que enfrentam as pessoas com esse tipo de deficiência, como é o caso do aluno Carlos Eduardo Martins Maciel, estudante do 2º ano de ADS.

A aluna Letícia Sophia Rodrigues da Silva, com deficiência auditiva, também participou da roda de conversa, recebendo as informações pela intérprete de libras. Carlos Eduardo disse que a roda de conversa foi importante para a aproximação consigo dos colegas e demais professores. “Quando a professora me falou dessa atividade, meu coração se encheu de alegria e satisfação por saber que a inclusão está sendo notada dentro dos institutos e universidades. Essa roda de conversa sobre a inclusão foi muito importante. Alguns alunos da minha turma não tinham tanto contato assim e tinham certo receio de manter uma convivência comigo. Após essa roda de conversa, melhorou bastante. Meus colegas puderam entender que para o mercado de trabalho é muito importante esse tratamento em todas as áreas, inclusive na área da inclusão. Desde quando teve essa roda de conversa, as atitudes melhoraram com professores e, inclusive, com colegas de turma, também”, afirmou.

Na opinião da professora Vanessa, a atividade foi “de fundamental importância para levar a questão da conscientização dos discentes sobre o tema da inclusão, onde todos os alunos presentes puderam ter essa experiência na prática através da intervenção realizada”.