Estudantes de Eletrotécnica do Campus Calama expõem projetos eletrônicos

Publicado: Sexta, 18 de Novembro de 2022, 16h45 | Última atualização em Sexta, 18 de Novembro de 2022, 16h47 | Acessos: 55045

Professor orientaGrupos de alunos do Curso Técnico em Eletrotécnica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, na última sexta-feira, 18, demonstraram os resultados dos projetos integradores que têm a eletrônica como disciplina principal. Os participantes são das turmas do 1º e 2º anos matutino e vespertino.

De acordo com o Engenheiro Eletricista Ricardo Bussons da Silva, professor do curso de Eletrotécnica, a mostra objetiva expor os projetos realizados em equipe, em que cada uma buscou uma solução para um problema diferente. “São projetos que eles idealizaram ainda no início do ano e que agora estão sendo concluídos e avaliados. Com a atividade é possível avaliar melhor os conhecimentos, a atuação em equipe e a criatividade dos alunos para a resolução de problemas”, enfatiza o professor.

Em cada estação de trabalho, os alunos explicavam sobre o funcionamento dos projetos. Protótipos para efetuar a rega inteligente das plantas foram apresentados por duas equipes. Eles mostram um sensor que avalia o grau de umidade da planta a partir do estudo do ciclo de consumo de água.

Uma fechadura digital eletrônica foi desenvolvida pelos alunos Mayra Rangel e Lucas Borges, do 1º ano vespertino. Um cofre automático que conta e separa moedas foi projetado pelos alunos André Fontinelli Cabral e Rômulo Guido de Souza. Outra equipe desenvolveu jogos interativos para crianças.

A equipe do 2º ano vespertino – formada pelos alunos Ana Clarice Caldas Vileno, João Sena Forbino, Victor Hugo Botelho Dantas e Efraim da Silva Borba – projetou um robô que pode fazer serviços de garçom. Após acionado, o robô percorre uma área pré-estabelecida e pára conforme a programação.

Uma equipe projetou um ventilador que funciona por meio de “bluetooth” – um sistema que utiliza frequência de rádio de ondas curtas, sem fio, e que cria conexão entre dispositivos de mesma frequência. Outro grupo expôs um multicontrole, reunindo num só dispositivo os diversos controles remotos que podem ser utilizados numa casa.

• Alunos_expõem_projetos
  • Hian_Botelho_e_André_Cabral_-_cofre_automático