Grêmio Aruana faz campanha para auxiliar crianças atendidas pela Casa Família Rosetta

Publicado: Quarta, 16 de Novembro de 2022, 12h24 | Última atualização em Quarta, 16 de Novembro de 2022, 12h28 | Acessos: 53276

Ifro Altruístico“Solidariedade no IFRO tem! IFRO Altruístico!” é o mote de uma campanha para arrecadar alimentos não perecíveis, leite e fraldas, que está sendo realizada pelos alunos participantes do Grêmio Estudantil Aruana do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama. Coordenada pela estudante do 2º ano do Curso Técnico em Química matutino, Arantxa Tanwing Saavedra, que também é Coordenadora de Gestão de Recursos do Grêmio Aruana, a iniciativa visa a colaborar com as crianças portadoras de deficiência atendidas pela Casa Família Rosetta.

As pessoas que quiserem colaborar doando alimentos não perecíveis e outros gêneros poderão entregá-los nos pontos de arrecadação que foram disponibilizados em cada curso do Campus Calama, além de um posto no corredor da Biblioteca. Arantxa explica que a campanha conta com a parceria do Projeto de Pesquisa Caminhos da Inclusão, coordenado pela Professora de Pedagogia Lívia Catarina e o apoio do Professor de Sociologia, Cássio Luz. “São cerca de 45 pessoas participando da campanha, entre membros do Grêmio e integrantes do Caminhos da Inclusão”, diz.

Para a estudante, é muito importante o envolvimento dos alunos nessa parceria. A Casa Família Rosetta conta com cerca de 60 crianças matriculadas, sendo que atende cerca de doze crianças por dia. Arantxa conta que sua família foi muito bem acolhida pelos dirigentes daquela casa quando chegou ao Brasil, procedente da Bolívia, prestando atendimento, inclusive, ao seu irmão, que é portador de deficiência. “Tive a sorte de ter nascido num ambiente solidário, cercado de muito amor pela minha família e meus avós. Isso fez aguçar minha percepção e meu interesse em colaborar com as pessoas mais vulneráveis”, conta, falando da importância do envolvimento dos colegas nessa campanha.

As arrecadações prosseguem até o próximo dia 28 de novembro. Na entrega dos alimentos na instituição escolhida um grupo de alunos irá promover uma confraternização com as crianças. “Eles vão se paramentar com fantasias e desenvolver atrações, gincanas e brincadeiras para levar um pouco de alegria e brincadeiras para elas”, define.

As atividades da campanha podem ser acompanhadas no Instagram @caminhosdainclusaoifro.

• IFRO-Altruístico-Arantxa-e-os-professores-Cassio-Luz-e-Livia
  • Ifro-Altruístico