Alunas de Química do Campus Calama criam empresa de cosméticos orgânicos

Publicado: Segunda, 31 de Outubro de 2022, 16h57 | Última atualização em Segunda, 31 de Outubro de 2022, 17h03 | Acessos: 41966

As alunas empreendedoras da Aira Organics acompanhadas da professora Márcia Bay

A Aira Organics – Produtos Ecológicos é a mais nova empresa de cosméticos orgânicos, criada por quatro alunas do 3º ano do Curso Técnico em Química do Campus Porto Velho Calama, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). O nome da empresa leva as iniciais dos nomes das alunas Amanda da Silva Rodrigues Neves, Iarly Carolini Sodré Lins, Raquel Dias da Silva e Alice Vitória Soares da Silva que logo no início desse ano aprenderam a confeccionar sabões, no segmento de saponificação, orientadas pelas professoras de Química Márcia Bay e Minnelly Azevedo.

Amanda conta que a ideia da empresa culminou a partir da realização no mês de setembro da Feira de Empreendedorismo, em que elas apresentaram sabonetes, velas aromáticas e hidratantes. A partir daí, escreveram um projeto e formularam um plano de negócios. A ideia da empresa está sendo concretizada e elas pretendem, assim que concluir o curso no final deste ano, dar segmento para materializar efetivamente a atividade.

Durante a Feira de Empreendedorismo, elas já puderam contar com o respaldo satisfatório dos professores e alunos em relação aos produtos que ofereceram, fato que as levou a receber o convite para produzir sachês e hidratantes para presentear os professores no dia 15 de outubro. Os produtos foram acondicionados em caixinhas confeccionadas em fibra de eucalipto pelos alunos do 2º ano matutino do Curso Técnico em Informática, orientados pelo Professor Fernando Gromiko. Hidratante e sachê da Aira Organics

As empreendedoras pensam em iniciar a empresa comercializando pela Internet. Também anunciam que já estão surgindo algumas parcerias para expor os produtos na loja de um professor. O mais importante do empreendimento, de acordo com a Professora Márcia Bay, é que “elas já estão utilizando o conhecimento que obtiveram com o estudo e sabem manusear os produtos. É muito bom ver a prática acontecendo”, afirmou a professora. “Nós mostramos o caminho e os alunos inovam com suas ideias”, destacou.

Outra questão positiva levantada é que os alunos remanescentes do Curso de Química podem empregar-se nos laboratórios das indústrias, farmácias de manipulação e outras empresas que utilizam a Química em seus segmentos. A Professora Márcia Bay também destaca que elas podem utilizar matérias-primas da região Amazônica, produzindo óleos essenciais e folhas trituradas na base de seus produtos. Para isso, precisam fazer o registro nos órgãos de controle de matérias orgânicas, informa.

Iarly diz que a sua maior emoção é a de ver as pessoas usando produtos mais ecológicos e Amanda reforça que é muito importante colocar em prática o conhecimento que estão obtendo no curso. Raquel Dias também acha interessante a atuação do grupo, a partir do conhecimento obtido e diz que as amostras dos produtos já estão sendo requisitadas pelas pessoas. Alice Vitória destaca o apoio que receberam das professoras e diz que deseja ampliar a empresa junto de suas amigas.