Campus Calama realiza a I Semana do Livro e da Biblioteca nesta semana

Publicado: Segunda, 24 de Outubro de 2022, 13h23 | Última atualização em Segunda, 24 de Outubro de 2022, 13h24 | Acessos: 42739

2 10Arte Semana Biblioteca Para celebrar o Dia Nacional do Livro, estabelecido em 29 de outubro, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, vai realizar a I Semana do Livro e da Biblioteca, no período de 25 a 27 de outubro.

A Coordenação de Biblioteca do Campus Calama desenvolve nesse período a programação com diversas atividades culturais, como palestras, oficinas, exposições e mostra de cinema, que ocorrerão de forma híbrida, presencial e virtual. Nessa primeira edição do evento, de acordo com o Coordenador de Biblioteca, Evandro Silva de Sousa, a programação pretende incentivar a valorização da leitura e a construção do conhecimento; contribuir com a formação de leitores no processo de ensino e desenvolver ações culturais para estimular a leitura, bem como a difusão da informação.

Além disso, a proposta é a de divulgar a importância das atividades culturais para a formação dos sujeitos, contribuindo com o processo de ensino e aprendizagem, demonstrando o papel da biblioteca e o valor do livro como recurso de formação, informação e cultura para a sociedade. Também serão apresentadas durante o evento as principais ferramentas de fontes informacionais adquiridas pelo IFRO nos últimos anos, além de discutir a importância da informação e da pesquisa acadêmica.

Programação

Palestra – A abertura da semana será feita de forma on-line, com a palestra da doutoranda Franciele Garcez, que discorrerá sobre o tema: “Como a biblioteca pode ser instrumento de emancipação informacional e social dos sujeitos e das comunidades?”, que ocorrerá na terça-feira, 25/10, às 19h30.

Exposição “Estante do Mistério” – Atividade interativa de incentivo à leitura. Serão escolhidos livros no acervo e disponibilizados numa estante temática. O leitor poderá pegar o livro aleatoriamente, mas não saberá se escolheu o livro marcado. Período: 25 a 27/10/2022.

Cinema na Escola – Exibição de filmes baseados em livros indicados pelos professores. As sessões ocorrerão no miniauditório do campus. Período: 25 a 27/10, das 11h30h às 13h30, com acompanhamento de um monitor voluntário durante as sessões.

Exposição Literária cinematográfica – Serão selecionados e expostos no salão da Biblioteca livros temáticos que inspiraram filmes. Esses livros ficarão disponíveis para empréstimo e consulta local, do dia 25 a 27/10/22.

Oficina de recursos para pesquisa acadêmica – Será ministrada pelo Bibliotecário Evandro Sousa de forma on-line, no dia 27/10/22, às 18 horas.

Premiação Leitores do Ano – O encerramento da semana será feito com a premiação dos três primeiros leitores que mais emprestam livros da Biblioteca e com a Leitura de Poesias com artista regional, no dia 27/10, às 20 horas.

As inscrições para a participação dos eventos poderão ser feitas neste link.