Estudantes do Campus Calama disputam etapa final do Programa Solve for Tomorrow da Samsung

Publicado: Quinta, 20 de Outubro de 2022, 10h02 | Última atualização em Quinta, 20 de Outubro de 2022, 10h02 | Acessos: 48089

20 10QuímicaCalamaUm grupo formado por cinco alunos do Curso Técnico em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, está entre os dez finalistas da 9ª edição brasileira do Programa Solve for Tomorrow Brasil (Respostas para o amanhã), da Samsung, cuja premiação será realizada no próximo dia 22 de novembro.

O programa incentiva alunos e professores da rede pública de ensino a desenvolverem soluções para problemas locais por meio da abordagem STEM (sigla em Inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Sophia Nunes Alves; Ana Clara de Sousa Mendes; Kauê Eduardo Leite Moret; Laura Lauany Prestes dos Santos e Hugo Rodrigues da Silva são alunos do terceiro ano do Curso Técnico em Química e são acompanhados pelas professoras Minelly Azevedo e Márcia Bay, que orientam o projeto para o desenvolvimento de uma biopomada como alternativa no tratamento da Leishmaniose cutânea.

O grupo está participando da mentoria que acontecerá até dia 8 de novembro. Como os demais finalistas, agora eles produzem um vídeo que detalha o desenvolvimento do projeto, e dia 10 de novembro eles serão avaliados por um júri técnico. Entre os dias 8 e 20 de novembro estará aberta a votação ao público para a escolha dos três vencedores pelo júri popular. Dia 22 de novembro será a divulgação dos três grupos vencedores e o evento final de premiação na cidade de São Paulo, acompanhados pelas professoras orientadoras.

Eles recebem auxílio financeiro do IFRO Campus Porto Velho Calama para custeio de alimentação e transporte, no período em que permanecem na instituição para desenvolver as ações do projeto. Sophia Nunes Alves diz que estão trabalhando muito para concretizarem a atividade, contudo, afirma que está sendo muito gratificante. “Esperamos passar para a próxima etapa e ficar entre os primeiros colocados”, torce a estudante.

Os três grupos vencedores serão premiados pela Samsung. A Professora Minelly Azevedo diz que o grupo está muito confiante e empolgado com o aprendizado. “Foi uma experiência diferenciada e todos estão se esforçando muito para atingir os objetivos”, afirma, destacando o apoio que vem recebendo da instituição, como do Departamento de Pesquisa e da Direção-Geral para dar andamento ao projeto.

“É uma experiência muito gratificante, principalmente porque também estimula os demais alunos a se envolverem em novas propostas”, conclui. Para auxiliar o grupo a trazer o prêmio para Rondônia, as pessoas poderão participar do júri popular no dia 10 de novembro, e conhecer o perfil da equipe no Instagram @equipebiopomada.