De estudante a professor, Rafael Pissinati diz estar literalmente vivendo um sonho

Publicado: Sexta, 14 de Outubro de 2022, 14h25 | Última atualização em Sexta, 14 de Outubro de 2022, 14h27 | Acessos: 46032

Campus Calama Dia dos Professores 2022

O dia 15 de outubro é consagrado ao Dia dos Professores e o Campus Porto Velho Calama do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), busca na trajetória de seu mais novo professor, concursado em Engenharia de Controle e Automação, homenagear a todos os professores da unidade, bem como aos demais docentes que atuam na instituição.

Apesar de já ter passado dez anos desde que ele ingressou como aluno no Curso Técnico Integrado de Eletrotécnica, Rafael Pissinati fez uma trajetória de sucesso e hoje divide sua carreira profissional com outros docentes do IFRO.

Pissinati é um caso raro, o primeiro formando do Curso de Engenharia de Controle e Automação do Campus Calama, que teve a colação de grau antecipada em razão de haver sido aprovado na seleção de Mestrado na Universidade de Brasília (UNB) ainda no ano passado.

Na ocasião, o Diretor de Ensino, Kariston Dias, destacou a satisfação pela formação de Rafael, “por cumprir esse marco tão importante para o nosso campus, por ser o primeiro aluno formado na referida engenharia”.

O Diretor-Geral, Leonardo Pereira Leocádio, também manifestou sua satisfação em participar da formatura, destacando ser ainda maior a satisfação “por ser um aluno que veio do nosso ensino médio técnico e que já sai ingressando no mestrado de uma instituição de renome nacional como é a UNB. É uma vitória coletiva de todos nós servidores. É uma vitória do IFRO, do ensino público, gratuito e de qualidade”, reforçou o diretor naquela data.

Ao destacar sua mais nova experiência como professor, Pissinati revela que o início dos trabalhos o pegou meio de surpresa, “não foi bem como eu achei que seria, mas não me deixei abalar. Agora que já se passou meio semestre, as coisas estão mais organizadas e eu estou me sentindo bem mais confortável com as demandas. Além de lecionar – o que certifiquei que é a minha paixão – também é preciso desenvolver outras atividades que eu não havia considerado, como participar de reuniões e conselhos, discutir as perspectivas do futuro dos alunos, da instituição e da minha própria vida acadêmica”.

Ele tinha a carreira de professor como meta de vida. “Desde criança eu sabia que tinha a vocação para ensinar. Como professor EBTT aqui no IFRO, consigo, além de lecionar, desenvolver pesquisas nessa área maravilhosa que é a engenharia de controle e automação”, destaca.

Para os alunos, a mensagem que Rafael deixa é a de que “nunca desistam de seus objetivos. Eu me inscrevi nesse concurso sabendo que haveria apenas uma vaga e mesmo assim dei tudo de mim. A segunda é que aproveitem o IFRO ao máximo. O IFRO tem várias ferramentas que devem ser exploradas pelos alunos, como os congressos e eventos que os alunos são incentivados a participar. Além dos projetos de pesquisa, ensino e extensão, que contribuem muito para a formação complementar”.

Em relação ao que ele espera para o fortalecimento da Educação, Rafael cita que “agora que estou do outro lado da sala, começo a olhar com mais afinco a importância dos investimentos na Educação. Espero que os nossos governantes olhem com mais carinho para as nossas instituições, pois precisamos de investimentos para adquirir novos equipamentos e desenvolver novas pesquisas”.

E quando questionado sobre qual mensagem deixa para os colegas professores, Rafael diz: “Certamente gostaria de agradecer a todos os queridos amigos que fiz durante todos esses anos estudando aqui. Está sendo muito gratificante poder trabalhar com meus mentores e poder compartilhar com eles minhas ideias e apoiá-los em seus projetos. Além disso, estou conhecendo novos colegas, os quais estão sendo bem gentis comigo. Então, em geral, gostaria de agradecer ao IFRO como um todo, pois estou vivendo literalmente a realização de um sonho”.