Encontro de egressos movimentou comunidade acadêmica do Campus Calama do IFRO

Publicado: Terça, 11 de Outubro de 2022, 11h56 | Última atualização em Terça, 11 de Outubro de 2022, 11h57 | Acessos: 27552

diretor geral egressos

Uma mesa-redonda com a participação de vários profissionais, egressos dos cursos do Campus Porto Velho Calama do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), movimentou a comunidade estudantil no último dia 30 de setembro.

O Projeto de Extensão ‘Acompanhamento de Egressos’ segue a Resolução nº 45/Reit – Consup/IFRO, de 11 de setembro de 2017, que dispõe sobre a aprovação da Política de Acompanhamento de Egressos do IFRO, com a finalidade de desenvolver ações, projetos e atividades articuladas entre ensino, pesquisa e extensão, que visam ao cadastramento, ao acompanhamento, à formação continuada, à inclusão e inserção no processo produtivo, ao encaminhamento para o mundo do trabalho e à manutenção do vínculo institucional com os antigos estudantes.

O evento foi realizado em conjunto com a Feira de Estágio, Negócios e Oportunidades. Os egressos debateram e interagiram enfocando a trajetória acadêmica e profissional de cada um, após terem concluído seus cursos na instituição, bem como os desafios que estão sendo enfrentados para participarem do mercado de trabalho. O Diretor-Geral do Campus Porto Velho Calama, Leonardo Pereira Leocádio, abriu a cerimônia do evento e cumprimentou a todos desejando que o encontro proporcionasse uma discussão proveitosa, servindo de exemplo aos atuais alunos da instituição sobre a trajetória e o enfrentamento profissional de cada um.

Participaram da mesa-redonda, mediada pelo professor Juarez Neves, os egressos Camila Ferreira e José Gabriel Soares de Oliveira (Técnicos em Edificações); Andrea Fernandes Queiroz Amaral (Técnica em Eletrotécnica); Gisele Vitória da Silva (Técnica em Química); Wilverson Anunciação Paes (Técnico em Informática); Nara Galvão e Raaby Liandry de Souza Teixeira (Análise e Desenvolvimento de Sistemas) e Rafael Pissinati de Souza (Engenharia de Controle e Automação).egressos mesa

Para a chefe do Departamento de Extensão, Monnike Yasmin Rodrigues do Vale, o encontro atingiu seus objetivos, principalmente porque conseguiu reunir um grupo de egressos que pôde contar suas experiências pessoalmente, ao contrário dos outros anos quando o evento foi realizado on-line por efeito da pandemia de covid-19 e não foi possível reunir um grupo maior de participantes.

Egressa do Curso Técnico de Informática e da Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Raaby Liandry, quando estudou no IFRO, participou do Núcleo de Estudos Históricos e Literários (NEHLI), onde foi orientanda da professora Xênia de Castro Barbosa. Ela também participou de um intercâmbio em Portugal para desenvolver uma plataforma digital de acessibilidade às pessoas com paralisia cerebral junto ao Instituto Politécnico de Bragança, num convênio do IFRO com os institutos politécnicos daquele país. Para ela, os estudantes dos institutos federais têm uma grande vantagem em relação aos demais estudantes, porque já se inserem na pesquisa científica ainda no ensino médio, o que em muito contribui para a formação intelectual e na forma de verem o mundo. Em relação à participação no Encontro de Egressos, Raaby disse que “foi muito bom participar do encontro onde pude também encontrar alguns amigos do Ensino Médio e da Graduação, além da gente, tanto para incutir um pouco de esperança, né? Para mostrar o quanto a rede federal mudou as nossas vidas, pelo menos foi o que eu ouvi em cada discurso. O Instituto Federal mudou alguns rumos de vida e foi uma experiência maravilhosa. Eu espero que aconteça em outros anos. Da próxima vez eu quero chamar o máximo de colegas pra gente fazer um encontro ainda maior. Vai ser muito bom se a gente reunir ainda mais egressos”.

“Para mim, o encontro de egressos é um evento especial do IFRO, onde a gente tem esse retorno dos egressos para falar um pouco do seu caminho, o que eles trilharam e como está sendo sua vida pós IFRO. É bacana ver também que alguns egressos, principalmente os dos cursos técnicos, voltando ao IFRO para estudar, para contribuir. São egressos, mas que voltam a ser alunos nossos e ver essa carreira deles, ver que são alunos da Graduação, isso é muito legal, mas em especial serve para motivar os nossos alunos que estão cursando os cursos técnicos ou de graduação, vendo alguém que já trilhou esse caminho antes e já chegou lá no final e as perspectivas agora, do ponto de vista de um profissional no mercado de trabalho”, afirmou o professor Rafael Pissinati de Souza, egresso do Curso de Engenharia de Controle e Automação e do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Eletrotécnica e que a partir desse ano já faz parte do corpo docente do Campus Porto Velho Calama, onde leciona na área de Engenharia de Controle e Automação.encontro egressos

“O objetivo do evento é ver o quanto o IFRO agrega valor na vida das pessoas, ver a experiência dos outros colegas dos outros cursos, como que cada um seguiu o rumo na vida e o quanto que o IFRO agregou esse valor, tanto profissional quanto pessoal. Já deixei bem claro o meu posicionamento, o quanto eu sou apaixonada por essa instituição e quanto eu fico feliz que tenha mais eventos como esse e que a gente possa estar ali numa roda de conversa debatendo, trocando experiências. Foi uma experiência muito bacana, e já me sinto convidada para participar dos próximos. Mostrar que cada um, dentro das suas dificuldades e das suas particularidades, tenha um pouquinho de amor, esperança e entendimento do quanto que o IFRO pode fazer a diferença na vida das pessoas. Estou estudando e, futuramente, na minha vida profissional também quero participar dessa instituição”, afirmou Nara Galvão, egressa do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.