Alunos do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica visitam setores da educação estadual

Publicado: Quinta, 06 de Outubro de 2022, 17h38 | Última atualização em Quinta, 06 de Outubro de 2022, 17h39 | Acessos: 19859

Visita técnica Coordenação Regional de Ensino de Porto Velho

Os alunos do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), da Rede Federal de Educação, coordenado no Estado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), participaram na última semana de visitas técnicas ao Arquivo da Coordenadoria Regional de Ensino (CRE) de Porto Velho e do Instituto de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep), setores vinculados à Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

As atividades fazem parte da disciplina Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), ministrada pela Professora Xênia de Castro Barbosa, doutora em Geografia.

Segundo ela, a disciplina trata dos processos de concepção e organização do espaço pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica, com foco nas estratégias transversais e interdisciplinares, que possibilitem formação integral e significativa do estudante, sustentados no trabalho como princípio educativo e na pesquisa como princípio pedagógico, em espaços formais e não formais.visita técnica idep

A Professora Xênia enfatiza ainda “que o conteúdo da disciplina também considera a construção temporal através dos estudos de memória da Educação Profissional e Tecnológica que, ao longo do tempo, configuram os processos de ensino e de organização de seus espaços pedagógicos.”

Darlene Mary Campos, servidora do Campus Calama e aluna do Mestrado profissional, participou da visita ao Idep e disse que na ocasião foi explicado aos participantes como se deu a criação do instituto, uma autarquia vinculada à Seduc, que atua na qualificação básica e técnica de todo o Estado, com cursos de iniciação, qualificação e aperfeiçoamento profissional, apontados por pesquisa de demanda nos municípios. Por meio de carretas móveis, o Idep oferece cursos de várias modalidades em diferentes regiões do Estado, preparando pessoas para o mercado de trabalho. São cursos como Estética, Eventos, Comércio, Administração, Guia Turístico, Secretaria Escolar, Segurança no Trabalho, entre outros.