Campus Calama realiza Sarau Lítero-Cultural no encerramento de curso do Projeto Alvorada

Publicado: Quinta, 08 de Setembro de 2022, 10h56 | Última atualização em Sexta, 09 de Setembro de 2022, 10h03 | Acessos: 51349

8 9CalamaUm sarau lítero-cultural com contação de histórias, música, poesia, relatos de experiências e lançamentos de livros será realizado na sexta-feira, 9/9, a partir das 14 horas, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama. O sarau marca o encerramento do Curso de Formação Inicial e Continuada em Pintor de Obras Imobiliárias, integrante do Projeto Alvorada, cujo objetivo promover inclusão social e produtiva de pessoas egressas do sistema prisional, realizado com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex/IFRO).

Segundo a Coordenadora do Projeto Alvorada no Campus Calama, Xênia de Castro Barbosa, o curso está formando nesta etapa nove participantes que passam agora a estagiar e a se preparar para inserção no mercado de trabalho ou mesmo a receber orientações para empreendimentos individuais.

Os alunos também vão participar das apresentações culturais com o relato de experiências e contação de histórias durante as rodas de conversa no sarau cultural. Conforme a Professora Xênia, o sarau foi idealizado pela Professora Maria da Glória, como forma de proporcionar um espaço ampliado destinado às artes para congraçamento entre alunos, professores e a comunidade em geral.

Durante o sarau, o grupo de Teatro da Universidade Federal de Rondônia (Unir) apresentará a peça “Quando a escravizada Esperança Garcia escreveu uma carta”, por Sonia Rosa e Luciana Justiani Hees, do Departamento de Arte da Unir. Haverá apresentação da banda de música Nefelibata e o lançamento dos livros: “Por uma Sociologia do Pertencimento”, das autoras Iranira Geminiano de Melo, Maria Enísia Soares de Souza e Xênia de Castro Barbosa; “Lugar e Memória: Uma Poética de Porto Velho em Ernesto Melo e a Fina Flor do Samba”, de Tiago Lins de Lima; “Tempo de Guardar Sapatos”, de Letícia Gomes; “Sêmen Humanimal Húmus”, de Davis Nascimento dos Santos; e “Eu, Você, Todo Mundo, Ninguém: Uma Poética da Diversidade”, de Sérgio Loss Franzin.

Também serão lançados os livros “Autorretratos: escrevivendo novas páginas no mundo pós-2020”, do Núcleo de Estudos sobre Gênero, Linguagens e Literatura do Grupo de Pesquisa GET/IFRO e “Perfil Psicossocial de pessoas em cumprimento de medida de segurança ambulatorial em Rondônia”, da autora Ana Paula Baldez.