Campus Calama faz programação nesta sexta-feira para lembrar o Dia do Químico

Publicado: Sexta, 02 de Setembro de 2022, 09h47 | Última atualização em Sexta, 02 de Setembro de 2022, 09h47 | Acessos: 50903

Calama Fachada AéreaEmbora o Dia do Químico seja comemorado em 18 de junho, os professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, irão desenvolver nesta sexta-feira (2), uma programação alusiva ao dia desse profissional.

No ano de 1956, o então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira promulgou a “Lei Mater dos Químicos” (Lei 2800/56). A Química é o ramo das ciências que estuda as alterações e transformações sofridas pela matéria, incluindo solo, água, ar, poluentes, minerais e metais, bem como sua composição e propriedades.

Os alunos do Curso Técnico em Química do Campus Calama têm se destacado em variadas apresentações e competições, como o grupo do segundo ano matutino que foi selecionado entre os finalistas do projeto “Respostas para o Amanhã”; o aluno que está desenvolvendo um filtro de água com sementes do açaí e, mais recentemente, os oito alunos selecionados para a segunda fase da Olimpíada Nacional de Ciências.

A programação desta sexta se inicia com a entrega de medalha aos participantes das Olimpíadas de Química, integração entre alunos e professores, além das palestras “Química Forense”, pelo palestrante Danilo Pinheiro de Souza Reis, da Polícia Técnica; “Piercing e Tatuagem: Riscos, cuidados e responsabilidade pessoal e profissional”, pelas palestrantes Jussara Isa Braga Pacheco (Unama) e Daniely Cristina Sousa Mota de Abreu (Labeac).

Durante a programação haverá, ainda, a primeira competição de Memes de Química e uma roda de conversa com egressos do curso. De acordo com o coordenador do Curso Técnico em Química, Luís Fernando Lira Souto, a programação servirá como congraçamento entre as turmas que estiveram distantes do campus durante o período de pandemia da covid-19.