Alunas do Campus Calama concorrem ao Programa Power4Girls com vídeo sobre compostagem doméstica

Publicado: Sexta, 26 de Agosto de 2022, 08h20 | Última atualização em Sexta, 26 de Agosto de 2022, 08h20 | Acessos: 20792

POST1 GLORIA POWER4GIRLS.b5e0cb9eUm vídeo que apresenta o protótipo do aplicativo que auxiliará na compostagem doméstica de resíduos orgânicos está circulando no YouTube a partir deste dia 25 de agosto, até o dia 28, e vai concorrer com outras 19 proposições do Programa Power4Girls – Empower to Lead, do qual participam quatro alunas do Curso Técnico em Informática, do Campus Porto Velho Calama, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO).

Qualquer pessoa poderá assistir aos vídeos e votar no período de 25 a 28 de agosto, pelo link: https://woobox.com/cjah3v/gallery/6MvSLPrUJG0

O programa, que tem por finalidade fomentar o empoderamento feminino para liderança e inovação, é realizado em parceria com a Embaixada Americana no Brasil, o Instituto Glória e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e é direcionado a alunas do ensino médio, visando desenvolver competências em empreendedorismo, inovação e responsabilidade social.

Foram selecionadas equipes que representam as cinco regiões brasileiras, com propostas relacionadas ao Meio Ambiente e à Sustentabilidade. A equipe de Rondônia é formada pelas alunas Ana Beatriz Santos Monteiro, Isabella Tereza Ferreira Viana, Letícia Vitória Lima Firmino e Milka Patrícia Gonzales da Silva, que são orientadas pela docente Daniela Toda, do Campus Porto Velho Calama, com o apoio e orientação dos grupos de pesquisa GOTEC e dos docentes Elise Marques, do Campus Ji-Paraná, e Kaio Alexandre, do Campus Calama.

No vídeo, as alunas explicam sobre a destinação e a acumulação do lixo orgânico em meio aos demais resíduos, que contaminam o solo e geram gases de efeito estufa. Explicam que essa matéria orgânica pode ter uma destinação inteligente se for separada ainda na fase doméstica, podendo-se evitar em até 90% a emissão de gás carbônico na atmosfera. Com a utilização do aplicativo, que será acessível e gratuito, as pessoas poderão aprender a fazer a compostagem doméstica e acompanhar o quanto de gases de efeito estufa elas deixarão de emitir, melhorando a qualidade de vida e o meio ambiente.

Durante o período de realização do protótipo do aplicativo, as alunas foram orientadas por mentores do programa, participando de palestras on-line e atividades em grupo e foram acompanhadas pela docente Daniela Toda. No mês de setembro, elas apresentam o protótipo numa feira de Inovação em Brasília (DF) e posteriormente buscarão parcerias para desenvolver o aplicativo.

Vote no vídeo e acompanhe o Programa Power4Girls – Empower to Lead no link: https://power4girls.com.br/