Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Estudantes e professores do Curso Técnico em Química são selecionados entre os vinte finalistas do Programa Respostas para o Amanhã

Publicado: Terça, 23 de Agosto de 2022, 18h06 | Última atualização em Terça, 23 de Agosto de 2022, 18h06 | Acessos: 23853

alunos projetoQuímicaAlunos e professores do Curso Técnico em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, foram selecionados entre os 20 finalistas do programa Solve for tomorrow (Respostas para o amanhã).

A iniciativa global de Cidadania Corporativa da Samsung é o principal programa da empresa na América Latina e acontece em mais de 40 países. Com abrangência nacional, os semifinalistas do IFRO Campus Calama concorreram com mais de 1.800 projetos de todo o Brasil. O programa está em sua 9ª edição e a etapa nacional é coordenada pelo Cenpec – uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que promove equidade e qualidade na educação pública brasileira.

O objetivo do programa é o de estimular professores a desafiar seus alunos para desenvolver um projeto que articule Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática em busca de respostas positivas para o futuro e que tragam soluções satisfatórias para um problema da região. Nessa edição, o tema do concurso versa sobre produção sustentável e educação.

 

Projeto

Conforme a Professora da área de Química no Calama, Minelly Azevedo da Silva, para a execução da proposta submetida ao programa foram convidados cinco alunos da Iniciação Científica, do 3º ano matutino de Química – Sophia Nunes Alves; Ana Clara de Souza Mendes; Kauê Eduardo Leite Moret; Laura Lauany Prestes dos Santos e Hugo Rodrigues da Silva – além de professores das disciplinas de Ciência e Tecnologia em geral, como a Professora Márcia Bay, que também faz parte da equipe.

Segundo Minelly, para planejar qual tipo de produto desenvolveriam para atender as demandas do projeto, o grupo pesquisou e discutiu ativamente, chegando à proposta para a elaboração de um medicamento que tivesse utilização rápida e atendimento satisfatório para a população local. Nesse sentido, optaram por elaborar uma bio-pomada, para atender pessoas acometidas por Leishmaniose, uma doença de alta incidência na região, com um tratamento de custo elevado.

A Leishmaniose é uma infecção causada pelo parasita Leishmania e disseminada pela picada dos mosquitos-palha fêmeas infectados. Assim, os alunos puderam experimentar como podem contribuir para solucionar problemas vivenciados pela comunidade local, a partir dos conhecimentos da disciplina.

A docente credita o sucesso inicial do trabalho a toda equipe que tem se envolvido para a execução do projeto e cita o envolvimento de técnicos, professores, coordenadores e docentes que auxiliaram no preparo e no suporte para que as atividades sejam realizadas satisfatoriamente. Ela diz que a iniciativa foi sugerida pela direção-geral e isso faz ainda com que se valorizem as condições oferecidas para que se desenvolvam propostas satisfatórias para o bem da sociedade.

Segundo a aluna Sophia Nunes Alves “foi muito boa a chance de participar do projeto, trazendo uma solução para o estado que é carente de um produto dessa natureza”. A estudante ainda lembrou que a elaboração da pomada foi a ideia que mais agradou ao grupo, lembrando que “pesquisamos muito para chegar a essa escolha”. Kauê Eduardo, que pretende seguir na área de Medicina, disse que ficou entusiasmado com o projeto “pela oportunidade em ajudar outras pessoas e oferecer um benefício social”. Já Hugo Rodrigues da Silva disse que tem grande expectativa porque o projeto pode ajudar muita gente. Lembrou que seu pai já foi acometido pela doença e que foi um período muito conturbado em sua casa. Ana Clara também disse estar muito impressionada e espera que o produto dê certo e que funcione a contento. Para Laura Lauane foi importante participar do grupo e desenvolver um produto que será útil para toda a comunidade.

Na avaliação da Professora Márcia Bay, o prêmio traz satisfação pelo reconhecimento do trabalho. Lembrou que apesar de existir poucos recursos, com boa vontade e boas ideias, é possível atingir um objetivo comum e, nesse caso, por meio da educação e dos recursos disponíveis no Instituto, será possível desenvolver um projeto que tenha sustentabilidade e atenda a necessidade da população.

Conforme a docente, o propósito é estimular nos alunos o desejo pela pesquisa nas áreas de exatas, fortalecendo o currículo e o aprendizado, para que estejam aptos quando concluírem o curso, pois já sabem como se comportar num laboratório de pesquisa. Ela também reforçou o orgulho de poder partilhar entre os três trabalhos selecionados na Região Norte, sendo que a maioria foram inscrições do Sudeste, bem como a satisfação em dar uma resposta para as necessidades locais, envolvendo a Química, a Saúde e as plantas da região.

O projeto segue agora para uma nova fase que será feita por meio de mentoria do programa e desenvolvimento do protótipo, testagem de proporções e entrega do produto em meados de novembro, concorrendo agora para a seleção entre os dez que serão classificados para disputar a etapa final. Nessa etapa, o grupo foi premiado com um kit-maker composto por um arduino e dois tablets.

Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.