Campus Calama certifica formandas dos cursos de eletricista instaladora predial e pintoras de obras imobiliárias

Publicado: Sexta, 12 de Agosto de 2022, 14h32 | Última atualização em Sexta, 12 de Agosto de 2022, 14h35 | Acessos: 29501

Formandos e equipe de professores

Em uma cerimônia que contou com autoridades representantes da direção do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), o Campus Porto Velho Calama promoveu na noite de 10 de agosto a certificação de 48 alunas que concluíram os cursos de eletricista instaladora predial de baixa tensão e pintoras de obras imobiliárias.

Embora a certificação tenha sido feita nessa etapa, as alunas continuarão sendo acompanhadas pela equipe de supervisão dos cursos até fevereiro do próximo ano, para inseri-las no mercado de trabalho, buscando intercâmbio e parcerias entre instituições e empresas privadas do campo da engenharia e da construção civil, conforme explicou a professora Sari Possari, coordenadora do projeto no Campus Porto Velho Calama.

Beatriz Barros da Silva, que representou a turma do curso de eletricista instaladora predial, afirmou que nos três meses de curso muitas mulheres se esforçaram, sobremaneira, para vir e concluir o curso. Beatriz disse que vai continuar estudando as normas técnicas, fazendo cursos específicos e até pensa em lecionar sobre a matéria.

Brigitte Silva tem 18 anos, é solteira, e veio no ano passado da Venezuela com um tio e a avó Rosa Isbel Perez Cana. Sem trabalho, soube do curso de pintoras de obras imobiliárias por meio da Internet. Tinha dificuldade com a língua, mas conta que pouco a pouco foi vencendo essa barreira e o convívio com as colegas amenizou as dificuldades de comunicação. A avó Rosa Isbel, que também está se formando como pintora de obras imobiliárias, representou a turma. Para ela, “tudo vale a pena quando nos propomos e podemos fazer, nada é impossível. O curso do IFRO é uma ferramenta para o trabalho”, afirmou. Durante sua fala, agradeceu a oportunidade por representar as companheiras e afirmou que “a educação é a arma mais poderosa que se pode usar para mudar o mundo”. Também citou o desafio e a superação para as mulheres que falam espanhol.

Em seguida, as formandas receberam os certificados que foram entregues pelas autoridades que compuseram a mesa da cerimônia. O coordenador-geral do Projeto Mulheres de Origem, Jeferson Cardoso Silva, disse que o projeto foi gestado em 2020 pela equipe do IFRO de Porto Velho e de Guajará-Mirim. Em Guajará foi promovido um curso de salgadeiras. Disse que é gratificante receber as formandas e perceber a transformação que o curso pode trazer à vida delas, preparando-as para novos desafios.

Representando a Direção-Geral do Campus Calama, a professora Xênia de Castro Barbosa, parabenizou a todas que se formam nos cursos que escolheram, superando as dificuldades como a de ter de trazer os filhos, negociar horários e, mesmo assim, se dedicaram. Desejou que os cursos possam abrir portas e proporcionar outras oportunidades de aprendizagem. Também elogiou o trabalho da professora Monnike Yasmin Rodrigues do Vale, chefe do Departamento de Extensão do Campus Calama.

O Pró-Reitor de Extensão Substituto, professor Sérgio Francisco Loss Franzin, cumprimentou as alunas e lembrou a luta e as articulações na busca de recursos para se conseguir amparar os projetos. Sérgio desejou para que todas as certificadas se fortaleçam para conseguir os espaços que quiserem.

Representando o Reitor Substituto do IFRO, Carlos Henrique dos Santos, o Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Gilmar Alves Lima Júnior, lembrou o trabalho em conjunto e a articulação junto aos campi para a implantação do projeto. Disse ser gratificante participar da cerimônia cujo objetivo principal é o de ver as pessoas que retornam à sociedade qualificadas, com formações pelas quais muitas tiram o seu sustento.

Os cursos fazem parte do Projeto Mulheres de Origem, que proporciona qualificação para o mundo do trabalho e é destinado a mulheres de baixa renda, imigrantes, ou que estejam em vulnerabilidade econômica, realizado em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres (SNPM), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

• As_venezuelanas_Rosa_Perez_-_oradora_da_turma_de_pintura_e_sua_neta_Brigitte_também_formanda
  • Beatriz_Barros_da_Silva_-_oradora_da_turma_de_eletricistas
  • Formandas_do_curso_de_eletricistas
  • Formandos_e_equipe_de_professores