Alunos de Edificações do Campus Calama participam de projeto de ensino desenvolvido por pesquisadores do IFRO na Finlândia

Publicado: Quinta, 14 de Julho de 2022, 09h07 | Última atualização em Quinta, 14 de Julho de 2022, 09h07 | Acessos: 57972

Building dreamsOs alunos do segundo ano do Curso de Edificações do Campus Porto Velho Calama do Instituto Federal de Educação de Rondônia (IFRO) estão desenvolvendo atividades que envolvem a junção de três disciplinas: Estabilidade das Construções, Projeto Arquitetônico e Física, que têm por objetivo engajá-los em um aprendizado efetivo e que fazem parte do Projeto de Ensino Building Dreams.

Coordenador do projeto, o Professor Celso José Roberto Soares Junior, informa que esse projeto foi desenvolvido na Tampere University of Applied Sciences (TAMK), localizada na cidade de Tampere, na Finlândia, por meio de editais de pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propesp/IFRO), com a participação dos Professores Allan Rodrigues Augusto, Silvana Letícia Testoni e Wesden de Almeida Borges, do Campus de Guajará-Mirim. No ano de 2021, eles participaram do Programa de Formação Educadores do Século 21 da TAMK.

Celso diz que é um projeto integrador, que envolve as três disciplinas e também o Campus Guajará-Mirim. Segundo ele, o projeto foi traçado na TAMK, por meio das metodologias desenvolvidas lá e que agora estão sendo aplicadas aqui com os alunos de Edificações.

O professor destaca o engajamento e a participação dos alunos por ser uma nova forma de ver o desenvolvimento das disciplinas, fazendo com que os estudantes trabalhem os conteúdos abordados nas três áreas. Eles confeccionaram uma maquete e a impressão em 3D das estruturas da maquete, que estão expostas no saguão do Campus Calama.

O Programa de Formação de Educadores do Século 21 da TAMK, em parceria com o IFRO, é fundamentado na formação docente para competências e multidisciplinaridades, a fim de ampliar a atuação na área de educação. O aprendizado é adaptado para professores de várias áreas do conhecimento e visa o aprendizado combinando teoria e prática no ensino de sua própria área de especialização.